Bonavides: poder tende ao abuso
Uma das maiores autoridade em Direito constitucionalista do Brasil, Paulo Bonavides, realizou na noite desta quinta-feira (15), no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina aula inaugural do Curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catari
Publicado 16/03/2007 15:54 | Editado 04/03/2020 17:14
Paulo Bonavides falou sobre Governança e Legitimidade: os três poderes. Durante quarenta minutos ele silenciou um auditório lotado de espectadores com suas passagens sobre ética, “a única dignidade do ser humano”, segundo ele. Outras frases marcantes e que sutilmente relembram momentos da história política brasileira foram “quem detém o poder tende ao abuso e hoje no Brasil o poder tende ao abuso e a perpetuidade”. Bonavides citou, ainda, grandes nomes brasileiros, como o advogado, jornalista e político Ruy Barbosa e o jornalista e escritor Capistrano de Abreu.
A aula, que aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, teve todas suas poltronas ocupadas por estudantes de Direito e autoridades da área. Antes da palestra, os alunos aguardavam ansiosos a presença do conferencista. Todas as fases da graduação estiveram presentes no evento, e o auditório ficou lotado. As futuras advogadas Rosimeri Pereira e Elice Jacomini Mirela, da sexta fase do curso, aguardavam pela presença de Bonavides. “É uma oportunidade única, nunca tivemos uma aula magna com um palestrante que tivesse tanta importância dentro do Direito.”, explica Elice. “É essencial nossa participação em um momento como esse, isso enriquece nossa vida profissional.”, completa Rosimeri.
Autoridades da área do Direito, como representantes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Associação dos Magistrados Catarinenses, Escola Superior de Magistratura de Santa Catarina; e representantes da reitoria da Unisul, coordenação de Direito e professores da Unisul, estiveram presentes durante a aula.
Para encerrar a noite, Bonavides teceu elogios a Santa Catarina, comparando o estado a “uma ilha de oportunidades”. Após minutos de aplausos, o conferencista recebeu gentilmente os alunos para conceder autógrafos em seus livros.