Criada comissão tripartite para discutir piso regional  

Representantes da CUT, CAT, Força Sindical e Fetag estivem reunidos com o chefe da Casa Civil, Fernando Zácchia, na tarde desta terça-feira 13. No encontro, ficou acordada a criação de uma comissão tripartite para estudar o índice de reajuste do piso regi

Pelos trabalhadores, CUT, CAT, Força Sindical e Fetag indicam suas lideranças. O governo será representado pelos secretários da Fazenda, Justiça, Planejamento e Casa Civil. Completam o grupo, diretores das principais federações de empresários do Rio Grande do Sul. Por enquanto, o governo não acenou com nenhum índice. A próxima reunião é dia 19 de março.


 


“A comissão formada hoje é permanente, o que atende a uma reivindicação dos trabalhadores”, comemora Celso Woyciechowski, presidente da CUT-RS. Agora, a constituição de um bom debate, prossegue o dirigente, dependerá da vontade das lideranças para afirmar a economia do Estado. Independente da construção de um consenso, a Casa Civil deve apresentar um projeto com sugestão de índice à Assembléia até o final de março.


 


O argumento do representante do governo é o cumprimento de prazos, já que, entre as reivindicações dos trabalhadores, está a implantação do mínimo estadual a partir de 1º de abril, a exemplo do que é feito com o salário mínimo nacional.  Em seguida, caso haja mudanças, qualquer deputado pode corrigir o índice através de emenda. As centrais sindicais propõem um reajuste de 19,86%. Estiveram presentes a audiência os deputados Heitor Schuch (PSB), Raul Carrion (PC do B), Edson Brum (PMDB) e Adão Villaverde (PT).


 


CUT-RS