PCdoB RS prepara comemorações dos 85 anos

As comemorações dos 85 anos do PCdoB terão extensa programação no RS. Haverá exposições, pronunciamentos, domingo cultural, ato político, painel, festa e campanha de valorização militante.

A partir de segunda-feira (19) duas exposições históricas serão realizadas. Uma na assembléia legislativa do RS e a outra na câmara de vereadores da capital. Também na segunda-feira ocorre pronunciamento que marca os 85 anos do PCdoB no parlamento de Porto Alegre. Na assembléia gaúcha ocorre ato político e pronuncimento do partido na quinta-feira (22).


 



Domingo Vermelho


 


Um dos destaques da programação será o ''Domingo Vermelho''. O evento consiste em um dia de atividades culturais em um dos locais mais tradicionais de lazer da capital dos gaúchos: o Parque da Redenção. Na oportunidade serão realizadas intervenções teatrais, shows musicais, sarau de poesias,  exposições e intervenções políticas. Além disso haverá parque infantil para a gurizada. Segundo o secretário de comunicação do PCdoB RS, Clomar Porto, a idéia é realizar uma festa de integração, com a participação da comunidade. ''Vamos realizar um evento para promover a participação militante e da comunidade, através da valorização da cultura popular, pois são questões com as quais os comunistas possuem profundos compromissos'', disse.


 



Luta de idéias


 


Outra iniciativa é a realização de debate sobre a história de lutas e os desafios atuais dos comunistas e do povo brasileiro. A atividade, marcada inicialmente para o dia 22 com a presença do presidente nacional do partido, Renato Rabelo, será remarcada em função de ajustes de agenda.


 


O PCdoB no RS deverá distribuir 100 mil exemplares da edição especial de A Classe Operária, referente aos 85 anos do partido. A distribuição deverá contemplar todas as regiões do estado, incluindo os principais municipios e uma agenda dirigida às empresas, dentro das prioridades da construção partidária.


 



Valorização militante



O secretariado da direção estadual, junto com a programação de aniversário do PCdoB, está preparando conjunto de medidas e ações para uma intensa campanha de valorização militante no estado, de acordo com a campanha nacional do partido para este fim. O objetivo é potencializar a adoção da carteira nacional entre a militância, bem como o estímulo a participação nas lutas em curso.


Para Daniel Sebastiani, secretário de organização do CE RS ''a militância é o principal patrimônio do partido, por isso o esforço de estimular a participação orgânica dos filiados''. Ele salientou ainda que a intenção é realizar ações concatenadas de organização e formação. 


 


Para o dia 24, mesma data em que ocorre a etapa estadual da Conferência sobre questões da mulher, haverá festa de confraternização.


 


No interior do estado deverão ocorrer diversas atividades, entre debates, atos públicos, exposições e confraternizações.