Rio de Janeiro sediará o 55º CONEG da UNE

O 55º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE, um dos principais fóruns de discussão e deliberação do movimento estudantil brasileiro, será no Rio de Janeiro. O local do encontro e alojamentos será o campus Fundão, da Universidade Federal

O Coneg reunirá centenas de estudantes de todo país, que vão debater e deliberar questões de fundamental importância, como a conjuntura nacional, as políticas educacionais, as mudanças na estrutura da UNE, os 70 anos da entidade, e a retomada do terreno na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro. O encontro também irá decidir a forma e a regulamentação do próximo Congresso da UNE, o 50º Conune.



Um dos principais pontos de debate do encontro será a reforma universitária. A UNE espera aproveitar o momento para debater os avanços possíveis no projeto de lei 7.200 e fortalecer o movimento estudantil para garantir a aprovação das mudanças ainda este ano.




Haverá ainda painéis de discussão sobre a democratização da comunicação, reforma política e o “PAC da Educação”. Completam a programação os grupos de discussão, que abordam temas como racismo, GLBTT e cultura.


UNE de volta pra casa



No encerramento do Coneg, um grande ato político vai celebrar a retomada do terreno na Praia do Flamengo, 132, onde funcionou a sede da UNE de meados da década de 1940 até 1º de abril de 1964. Nesta data, o prédio foi invadido e queimado pela ditadura militar. A UNE e a UBES ocuparam o espaço no dia 1º de fevereiro deste ano. Estudantes continuam acampados no local à espera da decisão da justiça sobre a posse do terreno.



Com a presença de personalidades e autoridades políticas, a UNE vai comemorar os seus 70 anos (que serão completados em 11 de agosto) e a sua volta para o Rio de Janeiro. O objetivo do ato será protestar contra o golpe e cobrar do governo uma posição mais firme em relação à abertura dos arquivos da ditadura militar.