Conferências debatem o papel da mulher na sociedade e sua inserção no Partido
No dia 17, mais dois regionais realizaram a plenária da 1ª Conferência Sobre a Questão da Mulher: Niterói e os municípios da região e Nova Iguaçu com algumas cidades da Baixada Fluminense. A etapa estadual será no dia 24, no centro do Rio.
Publicado 16/03/2007 19:00 | Editado 04/03/2020 17:06
Na Baixada, a conferência foi realizada no Sindicato dos Metalúrgicos, em Nova Iguaçu. Além do município sede, também participaram militantes do PCdoB de Mesquita e Nilópolis. A coordenação da conferência coube ao presidente do PCdoB iguaçuano, Luis Henrique.
As teses foram apresentadas pelos camaradas Raimunda Leone (diretora do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio) e Uirtz Sérvulo (Secretário Estadual de Organização do PCdoB/RJ).
A sindicalista disse que apesar dos avanços conquistados ainda permanece a discriminação da mulher no mercado de trabalho e fora dele. Raimunda comemorou a criação da Secretaria Especial de Políticas para a Mulher, no governo Lula, e afirmou que é preciso formular políticas de gênero específicas. Para ela, o PCdoB compreende melhor agora a questão da mulher e isso contribui para a emancipação feminina e o caminho para o socialismo.
Segundo o secretário estadual do PCdoB, “a opressão das mulheres é antiga. No regime capitalista, a mão-de-obra feminina atua em condições muito ruins”. Uirtz também historiou a luta emancipacionista da mulher no Brasil e afirmou que um “Partido que se propõe a modificar a sociedade precisa contar com a participação da mulher”. O dirigente comunista também sugeriu a criação de um fórum permanente para abordar a questão da mulher, formado por pessoas de ambos os sexos.
Em seguida, foi aberto o debate sobre o tema. Os participantes ressaltaram a importância do Partido ter iniciado a discussão entre os militantes comunistas e a sociedade.
As reuniões da conferência em Nova Iguaçu reuniram ao todo 34 pessoas, sendo 56% de mulheres e 44% de homens. Foram eleitos seis delegados para a etapa estadual: cinco de Nova Iguaçu e um de Nilópolis.
Niterói
A conferência em Niterói aconteceu na Federação dos Metalúrgicos. A mesa foi coordenada por Irene Cassiano Marques (coordenadora estadual da UBM) e contou com a participação de Mônica Gurjão, da executiva nacional da UBM, de Carlos Quintão, presidente do PCdoB/Niterói, e de Ana Lúcia Cyrino, do PSB. A apresentação do documento foi feito pela presidente estadual do PCdoB, Ana Rocha.
O processo de mobilização para a conferência reuniu ao todo 77 participantes de Niterói e Itaboraí. Foram eleitos 12 delegados para a etapa estadual, além dos suplentes.