Militantes elogiam iniciativa do PCdoB, mas exigem mais espaço para as mulheres

Mulheres do campo, urbanas, negras, homens, homossexuais. A Conferência Regional do PCdoB sobre a Questão da Mulher em Florianópolis reuniu um público diverso com um interesse em comum: a ampliação de espaços para as mulheres. Cerca de 50 pessoas particip

A conferência da Grande Florianópolis – que reuniu militantes e simpatizantes de São José e Palhoça, além da capital – utilizou uma metodologia própria, elaborada especialmente para as etapas municipais e a plenária estadual, em preparação à Conferência Nacional. O método foi proposto pela professora Clair Castilhos, membro da Coordenação Estadual da Conferência.



Depois de uma rápida abordagem geral, os cerca de 50 participantes foram divididos em três grupos, onde puderam falar de suas experiências e percepções. A dinâmica permitiu maior integração e, conseqüentemente, mais liberdade para falar do tema. “Meu marido assumiu as tarefas da casa para que eu pudesse participar. Se não houvesse essa oportunidade, talvez ele nunca ficasse sabendo como é difícil lavar roupa todo dia”, contou uma das participantes. Ao final, o grupo se reuniu e trocou relatos e impressões. 


 


Mais espaço no partido



A atividade rendeu elogios à iniciativa do PCdoB em convocar a militância para discutir a questão da mulher e a sua participação política. Também se dedicou a criticar a baixa participação do sexo feminino na direção do Partido. A realidade de Florianópolis – onde três das sete mulheres que ocuparam cadeiras na Câmara Municipal estiveram no PCdoB e dos sete integrantes do secretariado municipal, quatro são mulheres – é considerada atípica. “Há um esforço do Partido em buscar a igualdade, mas precisamos envolver mais os homens comunistas nessa tarefa. Desde o combate às piadas machistas, que parecem inofensivas, mas que perpetuam a discriminação, até a luta por mais espaço e reconhecimento”, afirma Simone Lolatto, membro da comissão organizadora da Conferência.



A Plenária Estadual reunirá delegados e delegadas no próximo sábado (24), no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), em São José, na região metropolitana. Antes de Florianópolis, os municípios de Blumenau, Içara, Criciúma e Chapecó realizaram suas conferências. A última aconteceu no sábado (17) em Lages, na serra.



De Florianópolis,
Ana Claudia Araujo