FIMG é lançado em Passo Fundo, em meio às comemorações dos 85 anos do PCdoB

No ano de comemoração dos 85 anos da Semana de arte moderna é também o ano em que e o Partido Comunista do Brasil completa a mesma idade. No dia 24 de março, foi lançada a Fundação Instituto Maurício Grabois em Passo Fundo.

Na programação ocorreu debate sobre o significado da Semana,  traçando um paralelo com o nascimento do PCdoB. Como debatedores o cientista político Mauro Galieti, o psicanalista Francisco Santos, o professor de literatura Paulo Fernandes e o professor e vereador comunista Juliano Roso.


 


“O Partido Comunista do Brasil é fundado nesse ambiente de efervescência artística e política de 1922. E nada mais interessante que realizar a comemoração do aniversário do partido num ambiente irreverência e a criatividade e ousadia”, contou Roso. A atividade foi marcada pela leitura dramática do “Manifesto Antropofágico” de Oswald Andrade, pelo ator Carlinhos Tabajara do grupo Viramundos.


 


A comemoração contou com a presença de vários intelectuais, artistas, lideranças sindicais e do movimento estudantil da cidade.


 


Assessoria vereador Juliano Roso