Ação de Despejo Contra a Escola Família Agrícola Bontempo – Vale do Jequitinhonha
A EFA – Escola Família Agrícola Bontempo, situada em Itaobim, Vale do Jequitinhonha, convoca Movimentos Sociais e demais setores engajados da Sociedade Civil, da Igreja, a imprensa – veículo essencial na
Publicado 29/03/2007 10:39 | Editado 04/03/2020 16:52
Essa situação é injusta, pois desconsidera a história e o trabalho realizado pela Escola como também, os jovens estudantes, que acreditam na EFA como um meio para contribuir com a transformação das comunidades rurais do entorno da escola, assim como do Jequitinhonha e do país.
A EFA firmou, com a FBD – Fundação Brasileira de Desenvolvimento –, um contrato de comodato de uma área de 28 hectares para seu funcionamento, vigente enquanto ela estivesse em funcionamento. Nestas condições, foram construídas as instalações necessárias para funcionamento da EFA nesse terreno. No entanto, a FDB e o Padre Felice Bontempi (presidente desta fundação), ignorando a história de luta de todas e todos envolvidos nesse projeto, romperam o contrato e entraram na justiça com uma ação de despejo contra a escola que consideramos injusta.
A Importância da escola EFA Bontempo região do Jequitinhonha
A EFA Bontempo é uma entidade comunitária, sem fins lucrativos, que recebe jovens nas três séries do Ensino Médio e oferece Curso Técnico em Agropecuária sendo a maioria oriundos de famílias de pequenos agricultores rurais e de famílias assentadas no processo de reforma agrária. No total são cerca de 100 estudantes, de 22 municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha. Destacamos a importância de um projeto como este frente à insuficiência e a precariedade do sistema tradicional de educação para a zona rural.
A história da EFA Bontempo começou com a luta das mulheres trabalhadoras rurais e dos jovens agricultores do Vale do Jequitinhonha, que, no final da década de 1990, se mobilizaram para garantir a criação da escola. Foi com grande esforço que jovens, homens e mulheres, que acreditam na força social e política do projeto, se organizaram em mutirões para construir as benfeitorias e o prédio onde hoje funciona a escola que, mesmo inacabado, está em atividade desde 2003. Todos esses esforços e conquistas correm o risco de serem minados por uma atitude irresponsável da FDB.
Acreditamos que esse fato deva se tornar público. A sociedade civil, o Estado e a imprensa devem estar cientes dessa injustiça sofrida por um projeto com forte apelo social e político na região do Vale do Jequitinhonha para também se posicionarem diante do que está acontecendo. Assim contamos com a imprensa, através de seu papel social na garantia da democratização das informações e das sociedades, para evitar que o Vale do Jequitinhonha perca essa grande conquista que é a EFA Bontempo.
Interessados/as em colaborar ou manifestar apoio: efanovotempo@yahoo.com.br
Fonte: Núcleo de Psicologia Política (NPP) – UFMG