UJS vence mais uma eleição no Centro Acadêmico de Direito na UFRJ

A chapa 1, formada pela União da Juventude Socialista, DS e independentes, venceu mais uma vez a eleição do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco), do curso de Direito da UFRJ. O resultado saiu na madrugada do dia 30.

A Comissão Eleitoral informou que a contagem encerrou-se às 02h do dia 30 com o total de 1.269 votantes. A chapa 1 obteve 639 votos contra 613 da chapa 2, mais 15 nulos e 2 em branco. Logo em seguida ocorreu a posse da chapa vencedora para a gestão de 2007.



Este foi o segundo processo eleitoral no Caco. No primeiro, realizado no dia 8 de dezembro do ano passado, houve um empate entre as duas chapas, cada uma com 558 votos. Naquela época, a eleição teve uma participação menor, com 1156 votantes.



História



Desde seu surgimento, em 1916, o Centro Acadêmico Cândido de Oliveira esteve envolvido em movimentos políticos em prol do Direito e dos princípios democráticos em que se apóiam os alunos da Faculdade Nacional de Direito.



Em 1961, o Caco brigou pela legalização do governo João Goulart. A Faculdade foi cercada por forças militares, na noite de 1º de abril de 1964, por ter apresentado resistência ao golpe que depôs o presidente. A FND foi poupada de um incêndio apenas pela intervenção do então Capitão dos “Dragões da Independência”, Ivan Cavalcanti Proença, expulso, preso e perseguido durante todo o período ditatorial brasileiro que se instaurara.



A diretoria do Caco foi arbitrariamente destituída, detida e processada. O Centro Acadêmico foi, por fim, fechado em 1969 pelo Diretor da Faculdade. Concomitantemente foram expulsos alguns militantes estudantis.



Nos dias 29 e 30 de agosto de 1978, o Conselho dos Representantes de Turma realizou eleição para o Centro Acadêmico, reabrindo legalmente o órgão.