Nova Iguaçu ganha primeiro gabinete integrado de segurança do País
O ministro da Justiça, Tarso Genro, o governador Sérgio Cabral e o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, assinaram no dia 30 uma carta de intenções que implantou o primeiro Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública do País. Com o tratado
Publicado 30/03/2007 19:04 | Editado 04/03/2020 17:06
Segundo o prefeito Lindberg Farias, de 1º de abril de 2005 a 31 de janeiro de 2007, 1.133 pessoas foram assassinadas na cidade. ''Se computarmos apenas a população entre 15 e 29 anos, a taxa é de 150 mortes violentas por 100 mil habitantes'', informou. Durante o evento, no auditório da Universidade Iguaçu (Unig), o ministro Tarso Genro elogiou a iniciativa, e anunciou a criação de um plano nacional de segurança que deverá ser divulgado em 60 dias.
O objetivo do GGI é colocar em prática ações que reduzam a criminalidade no município. Um dos exemplos de futuras ações do Gabinete é a utilização de um software de última geração para integrar as ações das polícias e da Justiça. Com o equipamento, o GGI poderá rastrear ligações com autorização judicial, agilizando investigações. O órgão ainda vai manter cadastro de identificação dos trabalhadores de segurança na cidade.
A iniciativa é única em todo o Brasil, como informou o ministro da Justiça, Tarso Genro. ''Este exemplo deve ser ampliado para todo o País. Segurança é também uma questão política e institucional. São integrações como estas que levarão à queda as estatísticas da violência'', parabenizou.
Informações da Prefeitura de Nova Iguaçu