Novo reitor da Uenf é eleito com apoio da UJS
O professor Almy Junior Cordeiro de Carvalho, da chapa 20, foi eleito no dia 29 o novo reitor da UENF, com 54,06% dos votos válidos. Almy e o vice Antonio Abel Gonzalez Carrasquillla venceram nos três segmentos da comunidade universitária. A União da Juve
Publicado 30/03/2007 19:13 | Editado 04/03/2020 17:06
O placar foi de 56% a 44% entre os estudantes, 67% a 33% entre os técnico-administrativos e 52% a 48% entre os docentes. Houve 14 votos em branco e 49 votos nulos. O candidato Sergio Luis Cardoso, da chapa 10, ficou com 43,89% dos votos.
A eleição que aconteceu em Campos, Macaé e no Campo Experimental de Itaocara, ocorreu de forma tranqüila e contou com o comparecimento de cerca de 1,8 mil pessoas às urnas.
Desafios e compromissos
Logo após a apuração dos votos, o atual reitor, professor Raimundo Braz Filho, cumprimentou os dois candidatos. Braz adotou postura de isenção desde o início do processo eleitoral, mas viu os dois candidatos que participaram de sua gestão chegarem ao segundo turno. Almy foi o Pró-Reitor de Graduação durante toda a gestão de Braz, enquanto Sérgio foi o Diretor Geral Administrativo.
Braz elogiou a postura dos candidatos e disse que o novo reitor terá muitos desafios pela frente. ''Além da autonomia financeira, a universidade precisa da construção dos pavilhões de aula e de biblioteca, do restaurante universitário, do auxílio moradia e alimentação para cerca de mil estudantes universitários da graduação comprovadamente carentes e da realização de concurso para preenchimento de 70 vagas de servidores para três novos cursos'', disse.
O reitor eleito, Almy Junior, declarou que a marca de sua gestão será ''regar a semente de integração da Universidade com a sociedade plantada pelo professor Braz''. No programa oficial apresentado à Comissão Eleitoral, o então candidato apresentou como eixos de sua plataforma a tríade ''trabalhando em equipe'', ''expandindo fronteiras'' e ''consolidando caminhos''.
Almy disse também que a conquista da autonomia financeira é fundamental para que a universidade promova o desenvolvimento regional e faça a diferença para atingir o sonho de Darcy Ribeiro.
Perfil
Engenheiro Agrônomo formado em 1990 pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestre em Fitotecnia pela Federal de Lavras (Ufla), em 1993, e doutor em Produção Vegetal pela Uenf em 1998, Almy Junior ocupou vários cargos de administração na Uenf. Capixaba, Almy é casado e tem um casal de filhos.
Já o seu vice, Abel Carrasquilla, é bacharel em Química pela Universidade Nacional do Panamá (1979) e mestre e doutor em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (Ufpa). Abel é o professor mais antigo da Uenf e recentemente foi diretor do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep) no campus da Uenf em Macaé.