Projeto quer incentivo à permanência do turista
“Belo Horizonte, onde a cultura ganha vida”. O slogan, criado pela empresa espanhola de consultoria Chias Marketing, reconhecida pela inclusão de cidades como Bilbao e Barcelona na rota do turismo mundial, ganha tradução gráfica pelas mãos do artista p
Publicado 10/04/2007 13:40 | Editado 04/03/2020 16:52
O Sol evidencia a capital, em constante movimento. Os demais elementos usados na composição representam referências importantes. “A Pampulha é um símbolo mundial da cultura e a Serra do Curral reforça o jeito de ser do mineiro. Essa mistura é uma fusão poética da arquitetura e da natureza”, explica o pintor.
A secretária de estado de Turismo, Érica Drumond, destaca a importância de os governos municipais e -estadual, bem como a iniciativa privada, terem agora um estudo para balizar suas ações. “Devemos transformar os atrativos das cidades do colar metropolitano em produtos turísticos, mas, para o plano decolar, é fundamental que as empresas desenvolvam guias e receptivos para a capital”, ressalta.
Representante do setor hoteleiro, Silvana Capanema critica a inércia das operadoras de turismo da capital. “A maioria das empresas que recebem os turistas em BH trabalha com pacotes fechados, vendidos por operadoras de outros estados. Devemos adotar um sistema semelhante ao de Buenos Aires. Os hotéis vendem os passeios e as empresas desenvolvem roteiros para o dia e para a noite, aumentando a permanência dos visitantes”, diz.
Além da vocação cultural, o prefeito Fernando Pimentel (PT) chama a atenção para a missão de ser a capital. “Ao longo dos mais de 100 anos de história, a cidade desenvolveu várias vocações, mas ser capital é a primeira delas. É importante um trabalho integrado com as demais prefeituras, porque BH têm que desempenhar com excelência o papel de receber bem o visitante e direcioná-lo aos vários destinos turísticos espalhados pelo estado”, afirma.
O presidente do conselho deliberativo do Instituto Estrada Real, Eberhard Hans Aichinger, vê ótimas oportunidades de negócio. “A ligação entre a Estrada Real e o Plano Horizonte é perfeita”, diz.
Portal UAI