Manuela participa de seminário e inaugura escritório em Porto Alegre

A sexta-feira 13 foi de debate e troca de idéias para o PCdoB em Porto Alegre. Com foco na juventude, Mercosul e desenvolvimento, a deputada Manuela d´Ávila participou do seminário “Audácia da Juventude para Construir um novo Brasil”, com o tema “O Mandat

As palestras foram ministradas por assessores parlamentares e dirigentes do partido no Rio Grande do Sul, no auditório do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro/RS), na Rua Lima e Silva, 818. Entre os temas abordados, foram apresentados “O Mandato a serviço do Projeto Político do PCdoB no Estado”, pelo presidente do comitê Estadual do Partido, Adalberto Frasson; e o “Plano de Ação Integrada do Gabinete em Brasília e o Escritório Político no RS” , pelos assessores parlamentares Sônia Corrêa e Maurício Nunes Santos. O objetivo foi de afinar a sintonia entre o gabinete em Brasília e o Rio Grande do Sul.


 



Segundo Manuela, o seu mandato pretende criar uma rede de comunicação e compreensão política entre o mandato federal e seus representantes no Estado. “A conquista do nosso mandato é do Partido Comunista do Brasil e dos amigos do PCdoB. Por isso, temos que potencializar nossas ferramentas políticas na formação de uma mesma opinião”, afirmou. Conforme a deputada, em se tratar de um país jovem, é preciso fortalecer a referência com a juventude, seja na educação, no esporte ou junto aos trabalhadores.


 



Para Frasson, a nova realidade brasileira afirma um papel mais audacioso do Partido, que precisa expressar a força da juventude. “A visibilidade da Manuela, em um mandato ousado, demonstra esse novo momento do partido. Pelas suas características, pela sua projeção no Estado e no país, o mandato joga papel de destaque nesta nova fase da luta do nosso povo e do partido”, destacou ele, considerando que a primeira deputada federal do PCdoB gaúcho exerce um dos mandatos com maior articulação na Câmara de Deputados, em Brasília. Ele ainda destacou o quanto a imagem da Manuela, uma jovem de 25 anos, é hoje a cara do PCdoB. O momento também serviu para a apresentação da equipe de trabalho do mandato.


 


Veja o resumo dos painéis:


 



“O Mandato a serviço do Projeto Político do PCdoB no Estado”


 



O seminário foi aberto com a intervenção do presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, onde o mandato e o projeto político do partido foram debatidos. Em sua fala, Adalberto destacou que além de dar sequência as idéias jovens da esquerda, o mandato precisa estar em sintonia com o partido: “Com o mandato federal abre-se um novo espaço para a atuação e o crescimento do partido na luta política, de idéias e nos movimentos sociais”.


 



O papel de destaque que o mandato da deputada Manuela joga nesta nova fase da luta do partido e do país, a força de expressão da juventude, assim como a construção de um projeto inovador e de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul e o Brasil, foram alguns dos outros pontos discutido pela parte da manhã.


 


 


 


“Ousadia e Audácia para corresponder ao apoio recebido do povo gaúcho”


 



Este foi o painel apresentado pela deputada após a explanação de Adalberto Frasson. Manuela frisou que “é importante compreender a ampliação da atuação do partido”, e falou da necessidade de ter opiniões políticas concatenadas. Em sua intervenção, foi explicado qual o centro do mandato. Segundo ela, primeiro entra a questão da juventude, que passa também pela educação, debatendo o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação), assim como uma relação direta com a UJS (União da Juventude Socialista) e demais entidades.


 



Além da juventude, mais dois pontos integram o centro: o esporte, que se abre como uma nova frente, e o Mercosul, que trata de construir um vínculo com a questão do desenvolvimento e da economia do Estado.


 



Ação integrada entre Brasília e Rio Grande do Sul


 



O plano de ação do gabinete em Brasília e do escritório politico em Porto Alegre foi exposto pela parte da tarde. Os participantes do seminário puderam conhecer as pessoas que trabalham no mandatado e quais suas funções. O objetivo é integrar e afinar as ações entre as duas pontas de ação para que as demandas que surgem na capital federal e no Rio Grande do Sul possam ser supridas.



De Porto Alegre
Alessandra Barros