Comissão de Movimentos Sociais do PCdoB é reforçada e tem agenda intensa em 2007
Está marcada para 24 de abril uma reunião com a nova composição da Comissão Nacional de Movimentos Sociais, reforçada para dar conta da agenda de trabalho para 2007 e que envolve a atuação na Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).
Publicado 16/04/2007 21:16
Além da participação no processo do Fórum Social Mundial, fazem parte da agenda a jornada de lutas da CONAM em abril, maio e junho; as plenárias estaduais do Congresso da UNEGRO, nos meses de abril e maio e a etapa nacional, de 14 a 17 de junho no Rio de Janeiro; a transição para a Secretaria da Questão da Mulher, aprovada na 1ª Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher e a constituição das novas frentes em nível nacional.
Novas frentes de atuação – como direitos humanos, movimento das pessoas com deficiência, movimento indígena, direitos da criança e do adolescente, diversidade sexual, direitos dos idosos e direitos do consumidor – foram incorporadas à Comissão Nacional de Movimentos Sociais e também compõem a agenda deste ano.
O plano de trabalho da Comissão ainda contempla iniciativas de construção partidária como campanhas específicas de filiação e atividades de formação de quadros, como o Curso Nacional realizado no início deste ano. O objetivo é que a Secretaria e a Comissão Nacional de Movimentos Sociais promovam cursos e encontros anualmente.
A Comissão agora passa a ser composta por Ricardo Abreu (Alemão), Secretário Nacional de Movimentos Sociais; Wander Geraldo, do Comitê Central e presidente da CONAM; Ana Guedes, do movimento de direitos humanos; Dilcéa Quintela, Secretária Estadual de Movimentos Sociais do PCdoB/RJ; Edson França, da executiva da UNEGRO, Felipe Maia, do Comitê Central e da Comissão Estadual de Movimentos Sociais do PCdoB/SP; Fernando Máximo, Secretário Estadual de Movimentos Sociais do PCdoB/MG; Liége Rocha, do Comitê Central e da executiva da UBM e Paulo Guimarães, advogado do movimento indígena e da assessoria da Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados.
Curso e Encontro
A Secretaria de Movimentos Sociais do Comitê Central realizou de 26 de Fevereiro a 2 de março o Curso Nacional de Secretários e Lideranças de Movimentos Sociais na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo, na capital paulista. O evento teve a participação de mais de 60 pessoas, das quais 20 de São Paulo. Os demais vieram de 14 estados diferentes. Assim como o curso da Escola Nacional, deram aulas os principais quadros que contribuem com os cursos em plano nacional.
Nomes como Bernardo Joffily, José Carlos Ruy, Dilermando Toni, Adalberto Monteiro, Walter Sorrentino, Madalena Guasco, Ana Rocha e Ricardo Abreu (Alemão), apresentaram, durante os cinco dias de curso, a elaboração teórica e política do marxismo e do PCdoB. Entre as aulas, destacaram-se temas como “Os comunistas e a Questão da Mulher”, em consonância com a realização da 1ª Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher e “A atuação do PCdoB nos movimentos sociais na atualidade”.
Na tarde do dia 2 de março e durante o dia 3 de março, realizou-se o 2º Encontro Nacional de Secretários de Movimentos Sociais dos Comitês Estaduais. Dirigentes de 16 estados debateram o Plano de Trabalho da Comissão Nacional de Movimentos Sociais para 2007 e apresentaram importantes relatos sobre a atuação do PCdoB nos movimentos sociais em seus respectivos estados.
“Foi um importante momento onde reafirmou-se a orientação política de lutar pelo fortalecimento da CMS e garantir uma forte presença do Partido nas lutas dos trabalhadores e do povo brasileiro em todos os Estados. Houve uma rica diversidade de experiências vividas nas várias regiões do Brasil”, disse o secretário de Movimentos Sociais, Ricardo Abreu.
Além disso, avaliou Alemão, “o encontro demonstrou também a necessidade de maior investimento em formação política das lideranças comunistas, maior renovação de quadros e de um amplo movimento para trazer para as fileiras partidárias um grande número de homens e mulheres que diariamente, em todo o País, lutam por melhores condições de vida, por democracia, justiça social e em defesa do Brasil e de nossa soberania”.
Ao final, o encontro homenageou a dirigente Carmem Lúcia, que faleceu em conseqüência de um acidente vascular cerebral em 26 de janeiro. Carmem Lúcia, a Lucinha, era membro do Comitê Estadual do PCdoB/RJ e da Comissão Estadual de Movimentos Sociais, conselheira da CONAM e da Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro (FAMERJ).