Lula reúne-se com LHS e promete manter Besc público

O presidente Lula garantiu ao governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (LHS), em reunião no Palácio do Planalto, que manterá o Besc federalizado, remunerando o Estado pelos ativos que tem no banco: contas-salário e de fornecedores. A reuniã

Luiz Henrique (PMDB) ensaia uma reaproximação de Lula e espera negociar títulos da União com vencimento em 2024. O Governo do Estado tentará ainda reaver as linhas de financiamento do Badesc, cortadas pelo BNDES em março de 2005. Há dois anos, o BNDES opera com os bancos de desenvolvimento estaduais, exceto o de Santa Catarina.


 


 


A aproximação se realiza em várias esferas de poder, passando em particular pela área econômica. O Ministro da Fazenda, Guido mantega, deve reunir-se com técnicos do governo catarinense para estudar as propostas de LHS.


 


 


A tendência é uma rápida reaproximação, visto a composição do Ministério do Presidente Lula, que contemplou o PMDB. Os meios de comunicação informam uma aproximação na esfera política, dada a positiva reunião entre o governador e o presidente, indicando uma sinalização importante para o governo e para o Estado de Santa Catarina.