Plano de ajuda da União para a segurança do Rio está pronto

O plano operacional que vai subsidiar a atuação das Forças Armadas no Rio de Janeiro já está pronto e foi entregue ao ministro da Defesa, Waldir Pires, no dia 25. A informação foi dada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. Segundo o plano, as tropas não

“O ministro da Defesa vai examiná-lo para focar com precisão o papel de sustentação que as Forças Armadas possam dar nas operações no Rio de Janeiro”, disse Tarso. Para ele “o fundamental é que a alocação das Forças Armadas será feita de tal modo a liberar os policiais para um combate mais direto, mais intenso e com mais contingentes contra o crime organizado”, disse o ministro.



O ministro não quis adiantar o detalhamento do plano, elaborado em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública do Rio, por se tratar de questões operacionais “reservadas”. Mas disse que as Forças Armadas terão um papel de respaldo e de sustentação às polícias fluminenses e não de ação direta nos confrontos. “Este não é seu papel (a participação direta) e nem o objetivo do plano que estamos apresentando”, defendeu.



“O plano prevê uma atuação e complementar às ações policiais, com ênfase no apoio logístico e de inteligência”, acrescentou o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa. Uma das ações que será realizada, por exemplo, será o controle das divisas do Estado. Assim, homens da Força Nacional serão liberados para o apoio ao policiamento urbano.



Segundo o secretário, os militares federais darão suporte também no transporte de efetivos policiais durante a troca de plantões dos agentes responsáveis pelo policiamento das principais vias de acesso. O objetivo, segundo Luiz Fernando Corrêa, é liberar as viaturas para o policiamento ostensivo.



Genro lembrou que o prazo estipulado pelo governo para a apresentação do plano foi cumprido. No dia 16 de abril, o ministro participou de encontro com o governador Sérgio Cabral e a cúpula da Segurança Pública no Estado. Na ocasião, ficou definido que as propostas para atuação das Forças Armadas no Rio seriam estipuladas em 15 dias.



Como parte dos esforços da União com vista às ações de segurança no Rio de Janeiro, 100 homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF) já estão no estado com a missão de reforçar a fiscalização nas estradas da região. Caso necessite, o governador Sérgio Cabral terá à disposição mais 110 agentes da Polícia Rodoviária Federal até metade do mês que vem.