Cursos do PCdoB/RJ reúnem mais de 60 militantes de 14 municípios
Um salto de qualidade. Este foi o resultado do curso estadual de formação promovido pelo PCdoB/RJ, que pela primeira vez ocorreu de forma descentralizada: em Nova Iguaçu foram reunidos seis municípios da Baixada Fluminense e no Rio participaram os comitês
Publicado 02/05/2007 20:34
Ao todo participaram 66 militantes e dirigentes municipais. Na Baixada estiveram no curso os comitês de Nova Iguaçu (12 pessoas), Belford Roxo (6), Mesquita (6), São João de Meriti (4), Duque de Caxias (2) e Nilópolis (2). A capital reuniu Rio (19), Niterói (5), Macaé (4), Angra dos Reis (2), Petrópolis (1), Saquarema (1), Magé (1) e Bom Jesus do Itabapoana (1). Destaque para grande participação da juventude do Rio e de Niterói.
No curso foram abordados cinco conteúdos: a concepção de mundo do materialismo dialético-histórico; origem e desenvolvimento da sociedade; a dinâmica do modo de produção capitalista; o socialismo como necessidade histórica; e concepção, história e luta do partido comunista.
No Rio, as aulas foram ministradas por Ana Rocha, Paulo Bretas, Carlão e Pedro Cross. Em Nova Iguaçu, as aulas foram dadas por Severino, Marcão, Paulo Bretas e Carlinhos. Além das aulas, o curso contou com leituras e debates em grupo. Segundo o secretário de Formação do PCdoB/RJ, Marcos Oliveira, ''as respostas das fichas de avaliação foram positivas. As direções municipais deram um salto positivo de qualidade para intervir no debate''.
''A experiência do curso com os municípios da Baixada foi muito positiva. Há 15 dias atrás já havíamos feito um curso de capacitação de quadros. A participação foi intensa. No Rio, a presença da juventude qualificou o debate, como também na Baixada. È também mais um importante passo na estruturação da escola'', acrescentou Marcos Oliveira. Os municípios da Baixada saíram do curso com o compromisso de realizar estudos do Manifesto Comunista e massificar os CBVs.
O dirigente estadual de Formação informou ainda que esse curso foi resultado de um esforço intenso da Escola Estadual devido as dificuldades financeiras que passa o Partido. Marcos Oliveira ressalta o apoio do secretariado nacional do PCdoB, através das secretarias de Formação e Organização, o PCdoB de Nova Iguaçu e, em particular, os camaradas Ricardo Cappelli e José Áureo, de Nova Iguaçu, e Caíque, Hélio e Milene, do Rio, pela ajuda na viabilização do curso.