Chico Lopes não teme disputar sucessão de Luizianne Lins

“Sou um soldado do partido e não tenho medo de ir a guerra”. A colocação é do deputado comunista Chico Lopes, referindo-se a uma possível candidatura do PCdoB a Prefeitura de Fortaleza, nas eleições de outubro do ano que vem. E complementou – o meu nome e

O deputado Chico Lopes lembra, por outro lado, que existe uma aliança do PCdoB com o PT e isso poderá significar apoio a reeleição da prefeita Luizianne Lins. Acrescenta que quando vai se aproximando a uma eleição cada partido vai procurando condição de chegar ao poder e com o PCdoB não é diferente, porque continua crescendo e pensa em crescer mais ainda.


 


Observou que o PCdoB é o menor partido da esquerda no Ceará e, por isso, precisa avançar a procura de mais espaço. “Avançar – explica – significa também ir para o Poder Executivo, mas isso o partido vai resolver ainda”. O parlamentar não esconde que o seu nome tem sido muito especulado para, pelo PCdoB, se candidatar a chefia de Fortaleza.


 



 O parlamentar garantiu que não vai aceitar ser o vice da prefeita Luizianne Lins caso ela resolva postular a reeleição a que tem direito. “Eu – promete – não vou desrespeitar o povo que me elegeu trocando um mandato de deputado federal para ser apenas vice-prefeito”. Garantiu que não aceita ser vice de Luizianne e nem de outro qualquer candidato.


 


“Um cargo como o da quarta capital do país, com a população crescendo e as necessidades aumentando é um desafio para qualquer partido e uma honra para um cearense ser prefeito de Fortaleza”, alerta. O parlamentar assegura que aceita participar do desafio, mas desde que o partido resolva e que a população fortalezense acenda o sinal verde.


 


PCdoB se prepara para a disputa em 2008


 


Falando ao Vermelho, o Presidente Estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes, falou sobre a participação do partido na disputa de 2008. Diógenes afirmou que a direção nacional do PCdoB orientou às direções estaduais que analisassem o quadro de cada estado e considerassem a possibilidade do lançamento de candidaturas a prefeito,  preferencialmente nas capitais. O dirigente afirmou que neste caso existe a possibilidade de 14 candidaturas. Dentre os candidatos prováveis estão  Aldo Rebelo, em São Paulo; Manuela Dávila, em Porto Alegre; Jô Morais, em Belo Horizonte; Luciano Siqueira, em Recife; Osmar Júnior, em Teresina; Vanessa Grazziotin, em Manaus; Jandira Feghali, no Rio de Janeiro; além do atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que seria candidato a reeleição.


 



Sobre a disputa em Fortaleza o dirigente do PCdoB informou que a Comissão Política Estadual reuniu-se no último sábado para discutir a preparação do partido para a disputa de 2008. A direção política dos comunistas analisou a questão e achou por bem que as decisões sobre candidaturas somente serão tomadas depois que a prefeita Luizianne Lins der início ao debate entre as forças que a apóiam. Os comunistas também deverão debater a questão com os partidos que integram o Bloco de Esquerda, composto pelo PDT, PSB, PHS e PNM, além do próprio PCdoB. O partido pretende tratar o tema com o Partido dos Trabalhadores, com quem está aliado em Fortaleza.


 



Enquanto isto o partido reforçará a Campanha de Valorização e Fortalecimento, iniciada no início de fevereiro e que visa, entre outras coisas filiar novas lideranças com vistas a lançar chapa própria dos comunistas para a disputa de vereadores. “O objetivo do PCdoB é eleger uma boa bancada de  vereadores em Fortaleza e para isso temos que ter uma chapa capaz de participar bem da disputa proporcional”.


 



A Comissão Política decidiu ainda organizar um Ciclo de Debates para discutir propostas para a futura administração de Fortaleza e também para mobilizar a militância e os simpatizantes do PCdoB. A iniciativa ficará a cargo do Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza e contará com o apoio dos gabinetes do senador Inácio Arruda e dos deputados Chico Lopes e Lula Morais, bem como do Instituto da Cidade e da Fundação Instituto Maurício Grabois. Temas como Moradia, Saúde, Educação, Segurança Pública, Geração de Emprego e Renda, Meio Ambiente e Gestão Pública deverão ser abordados nos debates que contarão com a participação de especialistas do próprio partido e convidados. O primeiro debate já deverá ocorrer no início de junho e o tema será definido na próxima semana.


 



 
Já com relação ao nome do deputado Chico Lopes, Diógenes lembrou que o parlamentar  é uma liderança incontestável, profundamente identificado com Fortaleza e seu povo, como ficou demonstrado nas últimas eleições quando obteve na capital mais de 110 mil votos. “Não resta dúvida que sua expressão política o credencia para a disputa, mas vamos seguir o caminho indicado pela Comissão Política Estadual que é o de debater profundamente a questão com as forças aliadas”, afirmou o presidente.


 


 


De Fortaleza, Inácio Carvalho (com informações do jornal O Estado)