Antiga Stalingrado elege prefeito jovem e comunista

Nas eleições antecipadas para a prefeitura da cidade de Volgogrado, sul da Rússia e antiga Stalingrado, a população elegeu um deputado da Duma (parlamento) regional, Roman Grebennikov, importante membro do Partido Comunista da Federação Russa.

De acordo com as informações do comitê eleitoral local, com 100% dos votos apurados, mais de 32% dos eleitores deram seu voto a Grebennikov. A participação foi superior a 38% do eleitorado.



De acordo com a legislação elitoral vigente, as eleições municipais não requerem uma porcentagem mínima de participação. O vencedor precisa apenas de uma maioria simples de votos.



O ex-prefeito de Volgogrado, Ievgueni Istchenko, foi detido por membro do FSB (Serviço Federal de Segurança, antigo KGB), em 30 de maio de 2006. Ele foi acusado de violar três artigos do código penal da Federação Russa: abuso de poder, atividades empresariais ilícitas e porte de munição. Em 23 de outubro de 2006, na sala do Tribunal, renunciou a seu cargo de prefeito.



Roman Grebennikov tem 31 anos. É formado em Direito pela Universidade de Volgogrado. Ao finalizar seu curso, foi diretor de uma assessoria jurídica. Em 1998, quando tinha 23 anos, foi eleito deputado para a Duma regional, chegando a ocupar a presidência do órgão entre 2001 e 2005, convertendo-se no dirigente mais jovem de um órgão legislativo na história do parlamentarismo.


Fonte: Itar TASS