Guerrilha e aristocracia no Boteco
Segunda (04), a partir das 19h, os jornalistas Bruno Ribeiro e Mouzar Benedito lançam as biografias de Helenira Resende e do Barão de Itararé no Tônico's Boteco, em Campinas.
Publicado 04/06/2007 12:15 | Editado 04/03/2020 17:19
O livro ''Helenira Resende e a Guerrilha do Araguaia'' (96 pág.) traz um retrospecto de uma das mais conhecidas combatentes do Araguaia – a maior ação armada de resistência rural à ditadura militar no Brasil. Sua coragem, disciplina e bravura fizeram com que ela chegasse a ser vice-comandante de um destacamento guerrilheiro. A vida de Helenira reforça o papel da mulher brasileira na luta pela liberdade.
Bruno Ribeiro nasceu no Rio de Janeiro (RJ), é jornalista profissional. Já trabalhou na Tribuna Liberal, Jornal Roteiro e Diário do Povo. Atualmente, é repórter do jornal Correio Popular.
''Barão de Itararé: herói de três séculos'' (104 pág.) faz um passeio pela vida dessa figura carismática e irreverente, que desmistificou a ideologia dominante através do humor. Mais do que o pseudônimo de Fernando Apparicio Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé foi um homem ''que viveu às claras, aproveitando as gemas, sem desprezar as cascas''. Um personagem vivo e atuante, malandro, generoso e gozador.
Mouzar é mineiro, de Nova Resende. Geógrafo e jornalista, com passagens pelo Pasquim, Versus e Brasil Mulher. Também trabalhou nas tevês Record e SBT.
Os livros fazem parte da coleção Viva o Povo Brasileiro, da editora Expressão Popular. Tem formato de bolso (10x15cm) e custam R$ 3,00.
O Tonico's Boteco está localizado à rua Barão de Jaguara, 1373, Centro/Campinas – f: 19-3236.1664. Não cobra consumação, aceita cartões de crédito e tíquetes. Às segundas, Jornalistas sindicalizados têm DESCONTO DE 20%. O Tonico's mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark.
De Campinas,
Agildo Nogueira Jr.