IMTU tem novo presidente e SEMDEC novo secretário
Em solenidade realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), ontem (12/06), o prefeito Serafim Corrêa referendou as mudanças feitas nas secretarias executivas. As secretarias são carg
Publicado 13/06/2007 20:19 | Editado 04/03/2020 16:13
Marcelo que tomou posse como diretor-presidente do Instituto Municipal de Transporte Urbano (IMTU) falou em nome dos demais secretários. “Qualquer sacrifício que possa simbolizar a minha saída da Câmara para assumir esse cargo vale a pena diante da necessidade do povo de Manaus para que tenhamos uma melhor qualidade de algo que é essencial para a vida das pessoas, o transporte coletivo”, frisou.
Ao ser questionado sobre a nomeação de jovens secretários, o prefeito Serafim respondeu: “A minha geração já está passando. Vem uma geração nova de pessoas muito boas e o tempo vai mostrar que estou certo”.
Mudanças
Para Serafim, as mudanças ocorrem no momento que era necessário com objetivo dar um dinamismo maior à administração. De fato, as mudanças no secretariado municipal não foram grandes surpresas.
O ex-presidente do IMTU, Tsuyoshi Miyamoto, assumiu a Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais, que trabalhará integrada com a secretaria de Governo, do recém-nomeado Marcos Barros (PT). Antônio Carlos Marques, até então titular da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMESP) ocupa a Secretaria de Defesa Civil (SEMDEC). O ex-deputado Evilásio Nascimento integra a SEMESP, enquanto o Instituto Municipal de Trânsito (IMTRANS) será presidido por Eduardo Mota Castelo, vaga deixada por Nilson Cardoso, que por sua vez será titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SEMSIN).
Quanto às declarações do vice-prefeito Mário Frota (PDT) de que o IMTU deveria ser administrado por um secretário da área técnica de transportes, o prefeito rebateu a polêmica: “Todos os cargos são políticos, se fosse por isso o Lula não seria presidente da República com 60 milhões de votos. Os cargos são todos políticos, o prefeito tem a confiança nessas pessoas de que elas vão desenvolver um bom trabalho. Agora não pode querer cobrar resultado antes das pessoas terem assumido”.
Adesão das categorias
Vereadores de Manaus, deputados estaduais, secretários municipais, trabalhadores de transporte coletivo, taxistas, estudantes, militância comunista e membros da sociedade civil prestigiaram a solenidade e ocuparam todo ao auditório da PMM.
O presidente do Sindicato dos Taxistas (Sintax) Sebastião Cavalcante de Oliveira, afirmou que a categoria apóia a ida de Marcelo Ramos para o IMTU, em vista do Projeto de Lei 086/2007 que diz respeito aos novos critérios para a utilização de permissões de serviços de transporte individual de passageiros.
Para Sebastião, a maior reivindicação da categoria para a melhoria do transporte urbano é a ação contra os moto táxis que operam principalmente nas zonas Norte e Leste de Manaus. “A fiscalização e o combate ao transporte irregular de passageiros vai fazer com que os taxistas tenham mais passageiros e possam oferecer uma melhor qualidade de vida para sua família”. Vale ressaltar que o transporte de passageiros em motos é proibido pelo Código Nacional de Trânsito.
Quanto ao passe-livre, principal bandeira de Marcelo Ramos como vereador, ainda falta tramitar em algumas comissões da Câmara Municipal, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de Transporte para que seja estudada a viabilidade e a implantação do projeto. Logo após essa etapa o projeto de emenda a Lei Orgânica Municipal (Loman) será votado em plenário.
“Hoje com Marcelo Ramos no IMTU a gente fica de posse dos dados para implantar o passe-livre. A juventude do Partido sempre debateu sobre essa questão do transporte e agora a gente tem a oportunidade de operar essas mudanças de fato”, afirma Renan Alencar membro da União da Juventude Socialista (UJS) e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Norte.
Defesa Civil
Antônio Carlos Marques que já foi titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMESP), agora assume e Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC).
“Vamos colocar os projetos que foram desenvolvidos pelo atual secretário para que não haja quebra de continuidade. Vamos mapear as áreas de risco em Manaus para que tenhamos ali políticas públicas de intervenção nessas áreas e que esses problemas imponderáveis da natureza não ocorram, pelo menos minimizar o sofrimento da população”, ressalta Marques, se referindo às conseqüências deixadas pelas enchentes em março deste ano na cidade de Manaus.
O novo secretário observou que o mês de julho marca a temporada de estiagem no Estado, cujo seu principal desafio na SEMDEC será mapear as áreas de risco e evitar as queimadas no perímetro urbano.
De Manaus,
Cinthia Guimarães