Parintins vai ganhar quatro casas de farinha mecanizadas
Quatro comunidades do município de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) serão beneficiadas com casas de farinha totalmente mecanizadas. A informação foi dada pelo secretário de Estado da Produção Rural,
Publicado 18/06/2007 19:05 | Editado 04/03/2020 16:13
As comunidades que ganharão os equipamentos deverão ser escolhidas pelos próprios trabalhadores. “O critério será definido pela quantidade de produção. Os locais que mais produzem deverão ser os beneficiados. Esse é o critério que vou adotar: de cada um conforme sua necessidade; pra cada um de acordo com a sua produção”, afirmou o secretário.
A reunião com os produtores foi realizada no Parque de Exposições de Parintins, onde estava ocorrendo a XXV edição da Feira Agropecuária de Parintins (Expopin). Uma das atrações do evento foi o concurso para escolher a melhor farinha produzida na região.
Eron acredita que com o investimento na produção dos trabalhadores de Parintins é possível abastecer o mercado local e de Manaus. “Que esse exemplo (de produzir com qualidade e quantidade) sirva para incentivar outras comunidades”, disse.
Para o secretário, é contraditório Parintins ser um dos principais municípios do Estado com relevante produção agrícola e não possuir sequer uma casa de farinha mecanizada.
Diagnóstico da produção parintinense
Parintins possui 2,7 mil trabalhadores que produzem mandioca. A produção é feita numa área de 4,8 mil hectares. No ano passado, a produção total de farinha de mandioca ficou em 14,4 mil toneladas, média que vem sendo mantida há pelo menos três anos.
De Parintins,
Mariane Cruz