Professor Aziz Ab´Saber fala sobre mudanças climáticas

A Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, criada para acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil, realizou ontem, 20/06, reunião com o professor e geógrafo Aziz Ab'Saber, um dos geógrafos mais

















Aziz Ab'Saber explicou que o fenômeno do aquecimento global tem sido usado, de forma equivocada, para explicar alterações climáticas que vêm ocorrendo no planeta. Segundo ele, muitas vezes essas alterações estão relacionadas a fenômenos de periodicidade climática, caracterizada por ciclos de seca que se repetem de forma regular. 



Para Aziz, o fenômeno do aquecimento global é uma realidade e exige medidas preventivas. Porém, salientou que algumas projeções têm sido excessivamente catastróficas. No caso da elevação do nível dos oceanos, avaliou, serão necessários entre 30 e 60 anos para uma avaliação mais precisa sobre sua dinâmica. Então, disse, será possível concluir sobre as adaptações necessárias – como ocorreu na Holanda, com a criação de diques.  Aziz Ab'Saber também contestou a afirmação de que, por causa do aquecimento global, a Amazônia iria se transformar em uma área típica de cerrado.



O Senador Inácio Arruda, autor do requerimento de convite ao geógrafo, agradeceu a presença do Professor Aziz, que, segundo ele, é uma oportunidade da comissão estudar e acompanhar os fenômenos da natureza de forma mais criteriosa. O Senador afirmou que o problema do aumento do nível dos mares, citado pelo professor, aliado à questão da desertificação, pode gerar um enorme contingente de “refugiados ambientais”, ou seja, pessoas que são obrigadas a deixar suas regiões de origem motivadas pela degradação ambiental.


 


“Precisamos nesse momento de pessoas como o professor Aziz, que possuem experiência e conhecimento acumulados nessa matéria a fim de avaliarmos a melhor política a ser aplicada na prevenção e no combate ao problema ambiental”, classificou.


 
 
Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda