Sepror comemora Dia do pescador com lançamento do Peixe Popular
Mais de mil pessoas compareceram ao lançamento do programa Peixe Popular no pátio do 4º Distrito Policial (DP), no Bairro Grande Vitória, Zona Leste da cidade, nesta sexta feira, 29, data em que se comemora
Publicado 29/06/2007 16:10 | Editado 04/03/2020 16:13
A idéia é comprar o peixe excedente, durante todo o ano, evitando o desperdício, garantindo que os pescadores recebam um valor justo pelo produto que se perderia e que posteriormente pode ser vendido por preços populares ou beneficiado para ser usado como ração. A venda à população será feita em caminhões itinerantes por funcionários do Frigorífico Fripeixe e da Agência de Agronegócios do Estado do Amazonas (Agroamazon).
Segundo o secretário executivo de pesca e aqüicultura, Geraldo Bernardino, o preço pelo qual o peixe está sendo vendido, muito abaixo do praticado nas feiras de Manaus – onde o quilo do jaraqui chega a custar R$ 4 – é possibilitado pela ausência de atravessadores no processo. “Estamos trabalhando apenas para pagar os custos de armazenagem do frigorífico. A Sepror não está nessa para ganhar dinheiro, somente para evitar o desperdício de pescado”.
O secretário destaca ainda que o fato do peixe passar por um frigorífico garante a qualidade do produto, que só pode deixar o estabelecimento após passar por inspeção sanitária dos órgãos competentes.
De acordo com o secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, que esteve presente ao evento, a escolha da data para o inicio da venda não foi por acaso. “Aproveitamos este dia que é tão importante para o pescador amazonense para beneficiarmos também a população. Estamos oferecendo um produto de qualidade a um preço muito acessível. Um peixe que poderia ter se perdido e que agora vai alimentar centenas de famílias” diz Eron.
O peixe está sendo estocado no frigorífico Fripeixe, que tem capacidade para armazenar 300 toneladas do produto. Somente no mês de maio o governo do Estado comprou cerca de 40 toneladas de jaraqui, peixe abundante nesta época do ano. Nesta quinta feira (28), foram adquiridas mais 5 toneladas do produto.
Para a moradora Orli Duarte, a iniciativa vai beneficiar as famílias mais humildes que muitas vezes não têm condições de adquirir o peixe pelo preço normal. “Qualquer pessoa tem um real no bolso e com esse valor já podemos garantir a alimentação pra esse fim de semana inteiro. A Sepror deve continuar com essas ações. Tenho certeza que vai continuar vindo muita gente”, disse.
Na próxima segunda, 2, será realizada uma reunião para avaliar o lançamento e estabelecer o calendário para a continuação do programa.
Assessoria de Comunicação
Sistema Sepror