Viagem a Cuba faz governo Bush intimar Michael Moore a depor

O cineasta Michael Moore afirmou que a administração de George W. Bush lhe enviou uma intimação em relação à investigação aberta pelo governo sobre a viagem que ele realizou a Cuba para rodar o documentário SiCKO. Em 7 de maio, o Departamento do

Moore levou a Cuba três pessoas que adoeceram devido aos atentados de 11 de setembro de 2001. Na ilha caribenha, elas receberam assistência médica gratuita. Com essas e outras denúncias, o documentário SiCKO desmascara as insuficiências do sistema médico americano.


 


Durante sua entrevista na quinta-feira à noite no programa The Tonight Show da rede americana NBC, apresentado por Jay Leno, Moore revelou que acabava de saber que tinha sido intimado. “Ainda não disse isso nem para minha família. Eles me informaram quando estava nos bastidores com Leno que ditaram uma intimação.”


 


O cineasta acrescentou que agora terá de enfrentar “esta perseguição por parte da administração Bush”. Moore – que por mais de 30 anos se credenciou como jornalista no Departamento do Tesouro – afirmou recentemente que sua viagem a Cuba ocorreu dentro de tal profissão, “algo que a lei prevê e que evita o embargo”.


 


Para enfrentar o caso, o cineasta contratou os serviços de David Boies, o advogado que defendeu Al Gore na polêmica apuração de votos na Flórida que deu a Presidência a Bush, em 2000. Na entrevista, Moore também disse que, em SiCKO, expõe “a verdade”.


 


Hillary


 


O estúdio que produziu o filme, a Weinstein Company, pediu ao diretor que eliminasse na edição um trecho que ataca a senadora Hillary Clinton, um dos oito pré-candidatos democratas às eleições presidenciais. Moore explicou que a Weinstein apóia politicamente Hillary – daí o pedido.


 


No entanto, ele afirmou que se defendeu, argumentando que não a ataca – só revela fatos. No filme, o diretor destaca que há 14 anos Hillary ofereceu um sistema médico para todos e agora “é o segundo membro do Senado que recebe mais dinheiro da indústria de saúde”.