Sem categoria

IBGE: Indústrias voltam a investir em inovação tecnológica

As indústrias brasileiras investiram em média 2,8% do seu faturamento de 2005 em inovação tecnológica. O percentual é superior aos 2,5% empregados pelo setor em 2003. Também aumentou em 8,4% o número de indústrias que inovaram em processos ou produtos de

O percentual de indústrias que registraram alguma inovação, no entanto, não mudou: manteve-se em 33,4%, acompanhando apenas o ritmo de criação de empresas no setor.



As informações fazem parte da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Intec 2005) divulgada nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE). Segundo o levantamento, o segmento que mais inovou foi o de empresas de médio porte (de 100 a 499 empregados), principalmente com aquisição de máquinas e equipamentos.



A pesquisa também investigou, pela primeira vez, a inovação em serviços de alta intensidade tecnológica, como telecomunicações, informática e pesquisa e desenvolvimento, onde o percentual foi de 57% das empresas. O segmento que mais se destacou foi o de pesquisa e desenvolvimento, com cerca de 97.6% do total das empresas.



Dificuldades



As empresas brasileiras encontram nos custos elevados, nos riscos econômicos excessivos e na escassez de fontes de financiamento os principais obstáculos para inovarem e se tornarem mais competitivas, segundo a pesquisa.



O trabalho mostra também que as empresas de telecomunicações, diferentemente das demais, apontam problemas internos e questões burocráticas entre os principais motivos da dificuldade de inovação.



Nesse setor, 60,3% vêem a falta de pessoal qualificado como um importante obstáculo e 51,2% reclamam da dificuldade para se adequar a padrões, normas e regulamentações. Os elevados custos da inovação são vistos por 52,1% das empresas de telecomunicações como um entrave à inovação.



Da redação, com agências