Sem categoria

Futebol: Brasil oficializa candidatura para Copa de 2014

Em evento realizado na manhã desta terça-feira (31) na sede da Fifa em Zurique, na Suíça, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, entregou a proposta do Brasil para sediar a Copa de 2014 a Joseph Blatter.

De acordo com a CBF, entre os documentos já entregues à entidade máxima do futebol destacam-se a Declaração Governamental, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e 11 Garantias Governamentais, fornecidas por seus ministros.


 


Além disso, o país apresentou a lista das 18 cidades que sediariam as partidas do Mundial. Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram as escolhidas, além de Recife e Olinda, que terão candidatura única. Das 18 cidades, de 10 a 12 serão escolhidas até julho de 2008 para serem as sedes definitivas.


 


Da relação apresentada, quatro cidades terão estádios construídos especialmente para o evento: a Arena Zagallo, em Maceió, (AL), o Estádio Estrela dos Reis Magos, em Natal (RN), a Arena Recife-Olinda, em Pernambuco, e a Arena da Bahia, em Salvador, (BA). Os outros 14 seriam reformados.


 


Embora durante a elaboração do projeto, Ricardo Teixeira tenha dito que o Maracanã e Morumbi precisariam melhorar muito para receber a Copa do Mundo, os dois estádios estão na lista e concorrem para receber os jogos da abertura e final do evento.


 


Entretanto, mesmo com a inclusão do estádio do Morumbi, o Estado de São Paulo não conseguiu ibncluir duas arenas como planejava. O secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, havia dito que além do estádio do Tricolor a expectativa era que um outro de médio porte fosse inscrito para receber jogos de um grupo de menor importância.


 


Para Ricardo Teixeira, o país tem condições totais de receber a Copa de 2014. “O Brasil coloca-se à disposição para escrever um novo e inesquecível capítulo na história das Copas. O país dispõe de todas as condições, em termos de infra-estrutura, de tecnologia e de capacitação humana, e irá se superar em tudo o que for preciso para realizar uma Copa do mais alto nível”, garantiu o dirigente. Além dele, o escritor Paulo Coelho, o atacante Romário e o coordenador da candidatura brasileira, Rui Rodrigues, estiveram presentes ao evento. A grande ausência foi a de Pelé.


 


'Estamos aqui representando 180 milhões de brasileiros e temos 100% de certeza que o Brasil receberá a Copa de 2014 porque já mostrou ter capacidade de receber um evento desta magnitude', disse Romário.


 


No entanto, o presidente da Fifa fez questão de lembrar que o País ainda não garantiu a Copa. 'Por enquanto, o Brasil ainda não recebeu a Copa', disse Blatter pouco antes da entrega da proposta. 'Se algo acontecer com a candidatura brasileira, ainda teremos tempo de começar de novo, já que estamos um ano adiantados no processo decisório em relação a Copas anteriores', completou.


 


Inspetores da Fifa estarão no país entre agosto e setembro para vistoriar as instalações e dar um parecer sobre as condições encontradas. No dia 30 de outubro, a entidade decidirá se o Brasil sediará a Copa.


 


Confira abaixo as 18 cidades brasileiras candidatas e seus respectivos estádios:


 


Belém (PA) – Estádio Mangueirão
Belo Horizonte (MG) – Estádio Mineirão
Brasília (DF) – Estádio Mane Garrincha
Campo Grande (MS) – Estádio Morenão
Cuiabá (MT) – Estádio Verdão
Curitiba (PR) – Arena da Baixada
Florianópolis (SC) – Estádio Orlando Scarpelli
Fortaleza (CE) – Estádio Castelão
Goiânia (GO) – Estádio Serra Dourada
Maceió (AL) – Arena Zagallo
Manaus (AM) – Estádio Vivaldão
Natal (RN) – Estádio Estrela dos Reis Magos
Porto Alegre (RS) – Estádio Beira-Rio
Recife-Olinda (PE) – Arena Recife-Olinda
Rio Branco (AC) – Arena da Floresta
Rio de Janeiro (RJ) – Estádio Maracanã
Salvador (BA) – Arena da Bahia
São Paulo (SP) – Estádio do Morumbi