Brasileiros se preparam para o 15º Congresso da Oclae
Sob o tema “Unida, América Latina triunfa”, a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (Oclae) pretende levar jovens de todo o continente a Quito, no Equador, de 12 a 17 de novembro para o seu 15º Congresso.”Organizar a rede do
Publicado 31/07/2007 17:19
Já em clima de preparação para o encontro, a organização pretende reunir cerca de três mil jovens de 38 organizações estudantis, inclusive do Brasil, que debaterão sobre a luta contra o imperialismo, a guerra e o militarismo.
Equador
O cubano Luis Arza explicou que Quito foi eleita sede do encontro por causa da “maturidade política e pelo processo de unidade” experimentado pelas organizações estudantis desse país. “Nosso maior objetivo é acompanhar os movimentos sociais da região, assim como desenhar a nova universidade dos tempos atuais”, afirmou.
Entre as principais atividades da entidade está a preparação de um projeto de reforma universitária. “Temos que discutir como deve ser o profissional que nossos povos precisam, bem preparados e com altos valores humanos, não um tecnocrata que só pensa na parte mercantil de sua profissão”, declarou o líder estudantil.
UNE e Ubes na ponta
“A UNE, a Ubes e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) serão as entidades responsáveis por organizar os grupos de estudantes que sairão do Brasil. A meta é levar uma grande delegação. Para participar é só ficar atento. As informações serão divulgadas sitio das entidades, o EstudanteNet“, disse o secretário-executivo da Oclae, Luciano Rezende.
Em artigo recente publicado no portal da entidades estudantis brasileiras, ele ressaltou a importância do Brasil na estruturação do movimento estudantil internacional, citando o fato de a UNE ter sido a organizadora dos últimos Encontros Internacionais de Estudantes nas edições passadas do Fórum Social Mundial, representando a Ocale.
“Esse acúmulo permite que a UNE também represente a juventude e os estudantes em âmbito mundial, em nome da Ocale, nas reuniões do Comitê Internacional (CI) e do Conselho Hemisférico (CH) do Fórum Social Mundial, da Aliança Social Continental, da Assembléia Mundial dos Movimentos Sociais e outros importantes fóruns e espaços”, afirmou.
Homenagem à Che
A décima quinta edição do Congresso da Oclae vai homenagear o guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, lembrando os 40 anos de sua morte na Bolívia.
“O guerrilheiro heróico é sem dúvida uma figura excepcional para os estudantes mundiais e o congresso será um espaço de discussão e aprendizagem sobre sua vida, obra e pensamento para debater como somos e o que nos falta para nos convertermos nesse homem”, disse Luis Arza Valdés.
O guerrilheiro morreu em outubro de 1967 quando tentava formar um foco rebelde para expandir o ideal revolucionário na América Latina. Os restos mortais de Che, nascido na Argentina em 1928, estão desde 1997 na cidade cubana de Santa Clara, localizada a 270 quilômetros ao leste de Havana.
Visite o site da Oclae: www.oclae.net