Governador do AM fala da política estadual sobre mudanças climáticas

Eduardo Braga, Governador do Estado do Amazonas, estará presente em audiência pública a ser realizada pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CAINDR), amanhã, dia 8 de

A audiência pública será realizada em atendimento aos requerimentos nº 129, da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da Comissão, solicitando discussão da lei que institui a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas e Conservação Ambiental e também da Lei Complementar nº04/07, que institui o Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O evento atende ainda ao requerimento nº139 da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) solicitando debate das ações ambientais da Unidade Federativa.


 


A deputada Vanessa Grazziotin justifica que a lei de Mudanças Climáticas, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e o Sistema Estadual de Unidades de Conservação criam mecanismos fiscais e financeiros para incentivar a redução dos impactos ambientais no Amazonas e estabelecem caminhos e facilidades para que as empresas reduzam suas emissões de CO2 e façam a compensação deste impacto. Além disso, prevê a criação da Bolsa-Floresta para assegurar renda mínima aos moradores das unidades de conservação. “Esta junção consolida um compromisso com os povos da Amazônia, a floresta, a evolução tecnológica e o bem-estar do planeta”, disse Vanessa.


 


No requerimento, a deputada Perpétua Almeida, explica que o governo amazonense está inaugurando uma nova fase no ambientalismo nacional propondo ações públicas que visam diminuir os impactos nas florestas. “Um novo conceito na relação do homem com a natureza buscando fortalecer a construção de um modelo de desenvolvimento capaz de proporcionar uma vida melhor para quem vive nos lugares mais distantes dos centros urbanos, sem degradar a natureza”, conclui.


 


De Brasília,
Bety Rita Ramos