Charque de jacaré será lançado amanhã na feira da Abrasel
Carnes amazonenses de sabor exótico devem fazer a diferença na 10ª. Feira de Produtos e Serviços para Bares e Restaurantes (Abrasel). Pirarucu, jacaré e tartaruga devem entrar com força no cardápio de comid
Publicado 07/08/2007 22:28 | Editado 04/03/2020 16:13
O carro chefe do stand do Amazonas, comandado pela charquearia Muiraquitã, será o charque de jacaré, cuja carne começa a ser comercializada na rede de supermercados DB a partir do próximo fim de semana. A princípio, serão 200 quilos vendidos nas lojas da Rua Paraíba, Av. Djalma Batista e Ponta Negra. “Eles (DB) vão avaliar a aceitação do público consumidor. Caso o interesse seja grande, vão ampliar a quantidade a ser oferecida”, explica a gerente da fauna silvestre do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Sônia Canto.
Ela avisa que no local da feira não haverá comercialização de mercadorias. As empresas interessadas deverão encomendar a carne, que é oriunda da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e está dentro dos padrões ambientais exigidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo Sônia Canto, a iniciativa da comercialização do charque de jacaré é inédita no País. “É a primeira vez que o Ibama autoriza esse tipo de venda”, diz. “Este ano, foram liberados 249 animais para este fim, que vão gerar 4 toneladas de carne”, explica a gerente.
O titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), deputado Eron Bezerra, avalia a instalação de um abatedouro de jacaré na reserva de Mamirauá para auxiliar a despesca do animal. Atualmente, estima-se que haja 1 milhão de jacarés na região de Mamirauá. Embora, o Ibama autorize até 20% de abate, apenas 10% do total foi morto.
Assessoria de Comunicação
Sistema Sepror