Sem categoria

Mulheres: Fórum do PCdoB debate atuação em dois grandes eventos

O Fórum Nacional do PCdoB de Políticas para Mulheres já fez seu primeiro encontro após as decisões da 1ª Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher terem sido referendadas pelo Comitê Central.  A data escolhida foi o dia 5 de agosto e o local,

O destaque nos debates da reunião foi a participação da corrente emancipacionista na 2ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (CNPM), que acontece na capital federal nos dias 17 a 20 de agosto, e o Congresso Nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), em novembro.


 


 


A recém-eleita secretária nacional de Políticas para Mulheres do PCdoB, Liége Rocha, considerou “vitorioso” o balanço das etapas estaduais da 2ª CNPM. Convocada pelo governo Lula, conferência é o maior evento feminino do país e tem previsão de reunir 1.800 delegadas eleitas em todos os estados brasileiros para discutir políticas públicas envolvendo a temática das mulheres.“A corrente emancipacionista,  que se aglutina na UBM, pelas informações até o momento, elegeu 10 % das delegadas que participarão da 2ª CNPM. É uma vitória”, analisa Liége.


 


 


Na reunião foram também destacadas as principais bandeiras que serão defendidas pelas comunistas na durante o evento. “Destacamos quatro lutas: ampliação da participação feminina nos espaços de poder, incluindo nesse item a luta pela Reforma Política democrática e com participação das mulheres; implementação da Lei Maria da Penha, que pune a violência contra as mulheres; legalização do aborto como uma questão de saúde pública e em defesa da vida e a valorização do trabalho das mulheres, envolvendo medidas para a superação da divisão sexual do trabalho e buscando a igualdade de gênero”, informa a dirigente nacional do PCdoB.


 


 


Uma reunião de militantes do PCdoB e também de integrantes da UBM sem filiação partidária, de todos os estados, foi marcada  para o dia 17 de agosto, às 16h30, no Centro de Convenções, em Brasília. A reunião começará pouco antes da abertura da 2ªCNPM, marcada para às 18h.


 


 


Congresso da UBM


Fortalecer e renovar a UBM é o lema que dá base à participação das comunistas no congresso nacional da entidade, marcado para os dias 22 a 25 de novembro deste ano, em Luziânia, Goiás.


 


 


Para o evento, está prevista a participação de mil delegadas eleitas nos estados. Elas irão discutir a plataforma de lutas da entidade, fazer um balanço das ações da UBM, além de eleger a nova coordenação nacional. Na preparação do evento, as etapas municipais estão previstas para serem realizadas até setembro e a etapa estadual em outubro. Ao lado da preparação do congresso nacional da UBM, será deflagrada uma campanha nacional de filiação à entidade. Liége Rocha declarou que o PCdoB participará da preparação do congresso nos diversos estados, entendendo a importância do fortalecimento da UBM para o feminismo emancipacionista.