Sem categoria

Aumenta o repúdio contra as demissões de metroviários

Na manhã da quarta-feira (8), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, uma moção de solidariedade e apoio aos trabalhadores demitidos e de contestação ao governo do Estado de São Paulo. E

Ainda no âmbito federal, foi deliberado que um grupo de parlamentares desta Comissão solicitará uma audiência com o governador Serra para tratar sobre as demissões dos metroviários.


 


Na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, as comissões de Serviços e Obras e Viação e Transporte também providenciarão audiências públicas para tratar sobre a retaliação aos metroviários.


 


Outra iniciativa que será tomada é a formação de uma comissão parlamentar em defesa do Metrô, para debater com a sociedade e parlamentares sobre a importância da defesa e valorização do Metrô público e estatal, com controle social.


 


Mobilização


 


Na mesma quarta, diversas entidades e centrais sindicais estiveram reunidas na sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo para prestar solidariedade à categoria metroviária, reforçar sua disposição de luta pelo direito de greve, contras as demissões e valorização dos serviços públicos e, como conseqüência, organizar uma frente de resistência à política de desmonte das empresas públicas, presente no estado de São Paulo há mais de uma década.


 


É unânime entre estes trabalhadores a opinião de que o governo Serra e o Metrô tomaram uma medida de retaliação ao demitir 61 metroviários depois da greve realizada nos dias 2 e 3 de agosto.


 


Também há consenso de que esta ação do governo estadual e Metrô não tem o objetivo de atingir apenas os metroviários, mas todos os trabalhadores. Isso porque, para eles, ficou claro que o governo e Metrô querem nivelar por baixo os direitos dos trabalhadores, levando-os a raciocinar que devem combater os direitos dos metroviários e não lutar para que os seus direitos também sejam reconhecidos.


 


Seguindo esta lógica, a valorização dos serviços públicos se destaca como uma das principais bandeiras do movimento social, já que a qualidade da prestação dos serviços à população está diretamente relacionada às boas condições de trabalho dos empregados.


 


Fonte: Sindicato dos Metroviários de SP