Agosto é o mês da fotografia na Bahia

Salvador e mais nove municípios da Bahia terão a fotografia como foco no mês de agosto. Vai acontecer a 3ª Edição do A gosto da fotografia – Festival Nacional de Photographia. O evento vai durar todo o mês de agosto. O Festival é promovido pela Casa da Ph

Esse ano, os destaques do Festival são a exposição do historiador e pesquisador alemão Titus Riedl, que mostra um estudo sobre a fotografia popular na Galeria do Acbeu; O trabalho do renomado fotógrafo baiano Anísio Carvalho, que mostrará sua obra no programa Soterópolis da TV Educativa; e a fotógrafa alagoana Renata Voss que traz a Salvador Imagens realizadas em 2005 durante visita ao Cine Plaza de Maceió, extinto há mais de 10 anos.


 


O Festival ocupará espaços culturais importantes na Bahia, como a galeria da Aliança Francesa, a Ebec Galeria com a exposição do fotógrafo José Bassit, a Casa do Benin – espaço referência para a cultura afro em Salvador; o Museu da Misericórdia com a exposição ''A natureza do homem no raso da Catarina'' do fotógrafo Álvaro Villela e do mais novo Espaço da rede de livraria Saraiva em Salvador.


 


O destaque no interior do estado são para as exposições no Centro Cultural Danneman da fotógrafa Valéria Simões, Kau Santana e Thereza Coelho na cidade histórica de São Félix e a exposição coletiva que documenta as festas populares brasileiras que estará aberta a visitação pública, no CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte na Universidade Estadual de Feira de Santana. A exposição é coordenada pelo fotógrafo Márcio RM.


 


Para o diretor geral do Festival, o fotógrafo e diretor da Casa da Photographia, Marcelo Reis, a importância do evento é a possibilidade de reunir fotógrafos e pessoas interessadas na arte do fotografar para exibirem trabalhos inovadores e para refletirem sobre a importância da fotografia no mundo contemporâneo. ''O Festival é um marco para a fotografia baiana, pois conta com a presença de novos e experientes fotógrafos de todo o país'', conta. Marcelo lembra que um dos objetivos do Festival é, desde sua primeira edição, reinserir Salvador no circuito nacional da fotografia.


 


Fonte: ascom do evento