Encontro releva situação política dos 62 municípios amazonenses

A Secretaria de Organização do PCdoB/AM apresentou o balanço institucional dos 62 municípios amazonenses que constituem base comunista na ocasião do VII Encontro de Dirigentes Intermediários, realizad

O documento apresentou a quantidade de eleitores que possui cada cidade, o número de filiados, a situação em que se encontram as direções municipais, os vereadores eleitos/filiados ao PCdoB e o mapeamento da participação do comunista no governo local.


 


Entre os representantes do legislativo municipal o PCdoB já conta com 39 vereadores entre eleitos, filiados e em processo de filiação. O destaque vai para os municípios de Atalaia do Norte (3), Borba (3), Iranduba (4), em número de vereadores. Quanto ao número de filiados partidários o Amazonas apresenta 7.929.


 


Nas cidades do interior que possuem direção, sete tem administrações definitivas e 29 tem comissões provisórias. “A participação do PCdoB nos movimentos como UBM e UJS tem sido expressiva. Os camaradas entenderam que esse é o partido do socialismo”, afirmou Plácido Ramos, secretário de organização em Manacapuru, distante de Manaus 84 km.


 


O militante comunista e membro da UJS, Marcos Boi, falou em nome do município de Parintins (325 km de Manaus): “Com os espaços no governo, de certa forma deixamos de ser baladeira para virar vidraça. Somos um partido ideológico de 85 anos de luta que nunca se envolveu em corrupção. Devemos nos organizar nos municípios e Parintins tem condição de conquista ao menos um vereador”, disse ele.


 


“É sempre bom a gente estar se atualizando para estar antenado e conhecer a metodologia do partido. A gente tem que se reciclar”, afirma Antônio Carlos Feitoza, militante e líder de movimento social em Itacoatiara, a 177 km de Manaus.


 


O pré-candidato à prefeitura de Boca do Acre (950 km da capital) pelo PCdoB, Francisco Félix, como liderança no município expressou: ''Nós saímos do Partido dos Trabalhadores e viemos para outro partido dos trabalhadores, maior e com mais história”.


 


O Amazonas, soberano em extensão territorial e recursos naturais, possui 1.570.745,2 km² e uma população estimada em 3.332.330 hab, segundo dados do IBGE em 2006, equivalente a uma densidade demográfica de 2,06 hab./km². O encontro com os militantes do interior abriu espaço para estreitar as distâncias que separam o trabalho político nos municípios, acessíveis na maior parte dos casos por via fluvial.


 


De Manaus,
Cinthia Guimarães