CMS espera 25 mil pessoas no Grito dos Excluídos em Salvador
Isto não Vale! Queremos participação no destino da Nação. Este é o lema do 13º Grito dos Excluídos 2007 que acontece em todo Brasil no dia 7 de setembro. Em Salvador, o ato é organizado pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que espera 25 mil part
Publicado 06/09/2007 12:11 | Editado 04/03/2020 16:21
Uma das bandeiras dos manifestantes este ano é a campanha contra a privatização da Vale do Rido Doce. Os organizadores estão promovendo um plebiscito sobre a venda da empresa, com o objetivo de conseguir a participação de 5 milhões brasileiros e requerer a anulação do ato. O plebiscito aborda também a transposição do Rio São Francisco, a dívida externa, a taxa de energia e a reforma da Previdência. As urnas estão disponíveis nas igrejas católicas, nos campi da Universidade Federal da Bahia e Universidade Católica de Salvador, além de postos espalhados pela cidade.
O Grito dos Excluídos nasceu em 1995 como uma grande manifestação popular para denunciar todas as situações de exclusão social e pensar possíveis saídas e alternativas. Atualmente o movimento acontece em 1,4 mil municípios brasileiros. Participam da organização do evento a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outras entidades do movimento social.
De Salvador,
Eliane Costa