Sem categoria

Irã manifesta intenção de participar da Alba como observador

O governo do Irã manifestou sua intenção de ser um membro observador na Alternativa Bolivariana das Américas (Alba), processo de integração do qual participam Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela.

A informação foi veiculada nesta quarta-feira (5) pelo governo iraquiano, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, assinado pelo chanceler Nicolas Maduro, que visita Teerã.



A Alba é uma proposta de integração que enfatiza a luta contra a pobreza e a exclusão social, e, portanto, expressa os interesses dos povos latino-americanos. Por se contrapor à extinta proposta da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), a Alba se fundamenta na montagem de mecanismos para criar vantagens cooperativas que permitam compensar as assimetrias existentes entre os países do hemisfério.



Maduro recebeu o pedido iraniano durante uma reunião com seu colega Manoucherh Mottakki. O chanceler iraniano assegurou que a solicitação de seu governo deve-se ao fato de a Alba ser “um modelo de desenvolvimento e cooperação baseado nos princípios de solidariedade e respeito mútuo entre os países que a integram”, além de serem valores compartilhados por seu governo.



Por sua parte, o diplomata venezuelano se mostrou satisfeito com a iniciativa do Irã, já que a Alba “começa a dar seus primeiros frutos”, como o programa de alfabetização “Sim, eu posso”, criado por Cuba e “Bairro adentro”, programa de saúde para os pobres.



Da redação, com informações da Ansa Latina