Coréia do Norte abre usinas nucleares para inspeção internacional
A Coréia do Norte convidou especialistas dos EUA, China e Rússia a averiguar e fazer recomendações para a desmontagem das instalações nucleares do país até o final do ano, afirmou o principal enviado americano ao país comunista. O secretário-assis
Publicado 07/09/2007 20:10
De acordo com Hill, a equipe de especialistas irá ao país na terça-feira, para realizar uma avaliação inicial de quatro dias. Segundo ele, esta é a primeira equipe de peritos nucleares internacionais convidada a entrar na Coréia do Norte.
Hill acompanha o presidente dos EUA, George W. Bush, que participa do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, uma reunião de cúpula envolvendo 21 países. Ele fez essas declarações durante uma entrevista sobre as atividades de Bush, que incluíram uma reunião tensa com o presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-hyun.
Sob os termos de um acordo firmado em fevereiro, após anos de negociações tortuosas, a Coréia do Norte concordou em abrir mão de seus programas nucleares, incluindo que produz matéria-prima para armas atômicas.
Em troca, Washington concordou com a abertura de negociações para o estabelecimento de relações diplomáticas e estudar retirar o regime de Pyongyang da lista de governos terroristas.
Fonte: associated Press