Iranianos respondem a reitor que insultou Ahmadinejad
Acadêmicos de diversas universidades do Irã reuniram-se nesta semana para elaborar um protesto contra o reitor da Universidade de Columbia, Lee Bollinger, sobre a palestra proferida em sua universidade pelo presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, na última
Publicado 27/09/2007 13:56
Carta ao reitor da Universidade de Columbia,
As observações insultuosas do reitor da Universidade de Columbia, sr. Lee Bollinger, contra o presidente iraniano Mahmoud Ahamadinejad mereceram uma resposta dos reitores das universidades iranianas.
Depois de recordarem que Ahmadinejad foi eleito num eleição livre em dois níveis e pelos votos diretos da nação, os reitores iranianos afirmam:
“Suas palavras insultuosos ao presidente de um povo de 72 milhões de pessoas que tem uma civilização e cultura ricas, com 7.000 anos, são embaraçosas. Embora aparentemente o senhor . tenha pronunciado aquelas odiosas palavras sob grande pressão das mídias, é deplorável e surpreendente ver que a mídia dirige as palavras do reitor de uma universidade”.
Nesta carta os académicos iranianos colocam 10 perguntas a Lee Bollinger a fim de esclarecer ambiguidades entre os dois países:
1- Por que as mídias americanas o pressionaram a cancelar o discurso de Ahmadinejad na Universidade de Columbia? Por que difundem horas de programas e noticiários contra ele e não lhe permitem responder às acusações? Não será isto contra a liberdade de expressão?
2- Por que o governo dos EUA derrubou o governo nacional de Mossadegh com a ajuda do ditador do Irã, o Xá, em 1953?
3- Por que os EUA apoiaram Saddam que utilizou armas químicas contra soldados iranianos e até contra o seu próprio país durante a guerra coagida?
4- Por que os EUA não reconhecem o governo da Palestina, o qual foi eleito com o voto dos palestinos? Por que pressiona ele o governo palestino? Por que os EUA estão contra a proposta do Irã para resolver os problemas da Palestina, com 60 anos, através do referendo?
5- Por que o exército dos EUA não pôde encontrar bin Laden apesar de todos os seus equipamentos? Como justifica o senhor a velha amizade entre os bin Ladens e os Bush e a sua cooperação sobre petróleo. Como justifica o senhor a adulteração (spoiling) de Bush das investigações acerca do 11 de Setembro?
6- Por que o governo dos EUA apoiou o grupo terrorista Mujahedine Khalq Organization (MKO) apesar de o mesmo se ter declarado responsável por muitas explosões sangrentas em lugares públicos do Irã e do Iraque? Por que não permite ele que o governo iraquiano evacue a base do MKO no Iraque?
7- Será que os EUA invadiram o Iraque com base em eleição internacional e com a permissão de organizações internacionais? Qual era a finalidade real da ocupação do Iraque, a qual resultou na morte de centenas de milhares de pessoas do seu povo? Onde estão as armas de destruição em massa que os EUA afirmavam estarem armazenadas no Iraque?
8- Por que os melhores amigos dos EUA no Oriente Médio são estados extremamente não democráticos com regimes de monarquia absoluta?
9- Por que os EUA discordaram do “Projeto Oriente Médio livre de armas nucleares” ao passo que todos os países da região concordam com ele, excepto Israel?
10- Por que estão os EUA desgostosos com o acordo entre o Irã e a AIEA e por que discordam de negociações dentro da estrutura das regulações internacionais para a resolução da questão nuclear do Irã?
No fim da carta os reitores iranianos anunciaram estarem prontos a hospedar o reitor da Universidade de Columbia e de outras universidades que estejam interessados em buscar a verdade acerca do seu país sem a filtragem das mídias ocidentais.
O artigo original (em inglês) pode ser lido em
http://www.isna.ir/Main/NewsView.aspx?ID=News-1004865&Lang=E