Che Guevara será homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza 

Uma Sessão Solene está prevista para acontecer na próxima sexta-feira, 5, no período da manhã na Câmara Municipal de Fortaleza, e pretende homenagear os 40 anos de morte do líder Che Guevara, acontecida na Bolívia, em 8 de outubro de 1967.

O requerimento que viabiliza a Sessão Solene é de autoria do vereador José Maria Pontes (PT). “A história de Che Guevara é um das páginas mais bonitas da história moderna. Um símbolo para simpatizantes do socialismo, ideologia que o mesmo tentou implantar na América Latina”, observou Pontes.


 


 


Para o ato estão sendo convidadas entidades que perpetuam a memória de Guevara. Casa Brasil/Cuba; partidos de esquerda, Anistia 64/65, e outras associações que mantém o culto a ideologia do revolucionário. “Che Guevara nasceu na Argentina, e com a formação de médico tinha uma visão inteiramente distanciada de elites que se mantinham no poder. Foi uma figura representativa na Revolução de Cuba, apoiando integralmente a conquista de Fidel Castro contra o imperialismo americano, sendo depois Ministro da Agricultura”, narrou. “Pediu demissão do cargo no Ministerio de Fidel, e até hoje continua sendo um ponto de interrogação sua saída”, complementou.


 


 


Ernesto Guevara nasceu em 1928 na cidade argentina de Rosário. Conheceu Fidel Castro no México em 1955 e se juntou à luta contra o ditador Fulgencio Batista, que culminou com o triunfo revolucionário de 18 de janeiro de 1959.


 


 


Em 1966 entrou clandestinamente na Bolívia com a idéia de impulsionar um foco revolucionário pela América Latina, no entanto foi capturado pelo exército no dia 9 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte em uma escola na cidade de La Higuera.


 


 


Seus restos mortais, identificados e exumados em 1997, foram levados para Cuba, onde se encontram atualmente no Mausoléu “Ernesto Che Guevara” em Santa Clara, 270 quilômetros a leste de Havana. (ANSA)


 



Fonte: www.bairroellery.com.br