Sem categoria

Estado espanhol prende independentistas bascos

O Estado espanhol determinou na última semana a prisão de 22 membros do Batasuna, partido basco colocado na ilegalidade e que luta pela independência da região do Estado espanhol. Segundo informações do blog da Associação de Solidariedade com Euskal Herri

“Poucos dias depois da prisão de Joseba Alvarez, responsável internacional da organização e que participou em várias ações de solidariedade com o povo basco e português no nosso país, demonstra-se a vontade inequivoca do Estado espanhol em promover a guerra” prossegue a denúncia do blog ASEH mantido em língua portuguesa por simpatizantes da causa basca.



O blog destaca a “luta do povo basco pela sua autodeterminação” e condena “as vagas repressivas lançadas pelo governo espanhol”.



O blog também denuncia a tentativa “de silenciar todas as formas de organização da esquerda independentista” e exige “a imediata libertação dos presos políticos bascos”.



Milhares de pessoas saíram à rua na última sexta-feira (5), no País Basco, demonstrando indignação “por mais um ato de repressão do Estado espanhol”. “A prisão de 23 membros da direcção do Batasuna configura um ataque à liberdade e aos direitos cívicos do povo basco” afirma o ASEH.



Está marcada uma manifestação nacional no dia 12 de outubro, na cidade de Iruñea, na qual se esperam avenidas cheias para exigir a democracia no País Basco e o fim das ofensivas fascistas do Estado espanhol.



No sábado (6) várias pessoas foram feridas na sequência de uma carga policial sobre um grupo de manifestantes que se concentrou na cidade de Pamplona, ao final da tarde, em protesto contra as detenções de 23 membros do Batasuna.



A delegação do Governo em Navarra confirmou os feridos, referindo que efetivos da Polícia Nacional, equipados com material anti-motim, atacaram os manifestantes para dispersar o protesto.



A manifestação acabou por dispersar depois do ataque inicial mas os manifestantes voltaram a concentrar-se frente à Casa Consistorial contra a qual lançaram alguns objectos, o que levou a polícia a realizar uma segunda carga.



Várias lixeiras foram incendiadas e alguns vidros de lojas foram atingidos por pedras na zona antiga da cidade.



Estes foram os incidentes mais graves em um dia marcado por protestos que reuniram milhares de pessoas em várias localidades do País Basco, em apoio aos 23 membros do Batasuna, detidos na noite de quinta-feira.



Em Bilbau, cerca de 3.000 pessoas participaram num protesto aberto por um cartaz onde se lia, em basco “Abrir as portas à independência, Viva Euskal Herria (País Basco) livre”.



Durante o protesto foi lida uma declaração proferida horas antes por Pernando Barrena, o único porta-voz do Batasuna ainda em liberdade, que considerou as detenções “uma declaração de guerra do governo espanhol ao movimento independentistas basco”.



Os protestos repetiram-se em cidades como San Sebastian — neste caso sob forte controlo policial, incluindo um helicóptero — e em Vitoria, onde se ouviram vivas ao Batasuna e à “independência”.