PCdoB no Sul da Bahia lança pré-candidatos às eleições de 2008
A indicação de Luis Sena em Itabuna para pré-candidato a prefeito teve grande repercussão política na região demonstrando que a candidatura desponta com força para o pleito de 2008. A candidatura de uma mulher, a professora Conceição Muniz, &nbs
Publicado 09/10/2007 19:58
Em Itabuna, o comitê do PCdoB realizou, no último domingo (7/10), a sua Conferência Municipal. O evento, palco do lançamento da pré-candidatura de Luís Sena à Prefeitura do município nas próximas eleições, foi muito concorrido. Mais de 300 pessoas, entre militantes, filiados e simpatizantes, compareceram ao auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
O presidente do PCdoB em Itabuna, Ramon Cardoso, fez um balanço positivo dos dois últimos anos, mostrando o crescimento do partido. “A expressiva participação dos militantes nessa conferência é a prova de nosso crescimento”, avaliou Ramon, que também enfatizou a ousadia e determinação do partido ao lançar a pré-candidatura de Luís Sena a prefeito e a construção de uma chapa própria de vereadores.
O vereador Wenceslau, que também é integrante da Comissão Política Estadual, destacou a iniciativa do PCdoB de disputar prefeituras nas próximas eleições. Segundo ele, o partido pretende encabeçar chapas em diversos municípios, demonstrando que a pré-candidatura de Sena está inserida em um contexto mais amplo. “Em 2008 iremos agir com audácia assegurando o crescimento do partido e elegendo o maior número possível de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, declarou.
Diversos líderes políticos, sindicais e estudantis estiveram presentes e comentaram a pré-candidatura de Luís Sena a prefeito. A deputada federal Alice Portugal destacou a combatividade do partido em Itabuna e afirmou acreditar no êxito da candidatura de Luís Sena.
Estiveram presentes ainda os vereadores César Brandão (PPS) e Edson Dantas (PSB). Em sua saudação Edson Dantas, que é presidente da Câmara de Vereadores, afirmou que também é pré-candidato a prefeito, mas que não teria problema em ser vice de Sena numa coligação PCdoB/PSB. “Seria um orgulho”, declarou Dantas.
Muito aplaudido pela plenária, o pré-candidato a prefeito Luís Sena afirmou que Itabuna está cansada do “ping-pong” no Executivo e que o município clama por novos líderes no comando administração municipal. “Quando falamos que Itabuna necessita de um nome novo estamos nos referindo a um novo projeto político para a cidade que priorize uma gestão pública participativa e transparente”, declarou Sena
Os delegados e delegadas elegeram o novo Comitê Municipal e a delegação que participará da Conferência Estadual no mês de novembro, em Salvador. Quebrando o protocolo, o ex-vereador Leonício Guimarães defendeu que a Conferência aprovasse a recondução de Ramon Cardoso à presidência do PCdoB. Ao final, a dirigente Márcia Rosely foi escolhida como vice-presidenta.
Marlúcia assume a presidência em Ilhéus
Apesar da chuva, que dificultou o acesso dos militantes da área rural, aproximadamente 130 comunistas compareceram, também neste domingo (7/10), à Conferência Municipal de Ilhéus. Muitos líderes políticos estiveram no Ilhéus Hotel para saudar o evento do PCdoB, a exemplo do prefeito Newton Lima (PSB); do presidente municipal do PSB, Magno Lavigne; do presidente municipal do PT e pré-candidato a prefeito Rui Carvalho; do ex-vereador Ivo e da deputada estadual Ângela Souza (PSC); além da deputada federal Alice Portugal (PCdoB). A construção de uma alternativa política para o município foi tema do debate e a discussão sobre o projeto político eleitoral do PCdoB para 2008 deverá prosseguir no Comitê Municipal eleito.
A conferência elegeu uma direção municipal de 23 integrantes, que terá como presidenta a professora e ex-vereadora Marlúcia Paixão. A indicação partiu de Gustavo Silveira, que dirigiu o PCdoB em Ilhéus por muitos anos, contribuindo decisivamente para a estruturação do partido na região Sul do Estado. A eleição de Marlúcia, a primeira mulher a assumir a presidência do partido no município, reforça o protagonismo político das mulheres na região Sul. Gustavo Silveira permanece integrando a direção municipal do partido. No evento, também foi eleita uma delegação de 13 comunistas para representar o município na Conferência Estadual.
Conferência de Camacan lança pré-candidatura a prefeito
No mesmo dia, em Camacan, cerca de 100 pessoas participaram da Conferência Municipal do PCdoB, que lançou a pré-candidatura a prefeito da professora Conceição Muniz. Bastante representativa, a atividade contou com as presenças de diversos líderes de diferentes partidos. Do PCdoB, estiveram presentes o presidente do partido em Pau Brasil, Alberto Evangelista; a presidenta e ex-vereadora em Canavieiras, Zezé; o prefeito de Ubatã, Agilson Muniz; os vereadores de Itabuna Luís Sena e Wenceslau Junior; a deputada federal Alice Portugal, entre outros. Compareceram também, o presidente municipal do PDT, Fernando Néri; do presidente municipal do PTB, Amauri Pinto Feliz; Fernando Vargens, representando a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA); e Moacir, representando o PT.
Os presentes foram unânimes em destacar a necessidade de construção de uma candidatura de esquerda no município, além de ressaltarem o prestígio de Conceição junto à população camacanense e a possibilidade de aglutinação dos partidos da base aliada do governo estadual em torno de sua candidatura. Além do lançamento da pré-candidatura, nove dirigentes foram eleitos para o Comitê Municipal, que terá a professora Conceição como presidenta. Também foi eleita uma delegação de cinco comunistas para a Conferência Estadual.
Na região Sul da Bahia, além de Itabuna e Camacan, há pré-candidaturas em condições de disputar as prefeituras de Ubatã, Itacaré e Una. Outros municípios, a exemplo de Buerarema, poderão ter candidatos do partido ao cargo de vice-prefeito.
De Salvador,
Rodrigo Rangel Jr.
Colaborou de Itabuna,
Luiz Carlos Jr.