Conheça a nova estratégia do Google para faturar com YouTube
O grupo Google.Inc — dono do principal site de busca e líder mundial da publicidade na rede — lançou uma iniciativa para aumentar a renda do portal de vídeos on-line YouTube. Associando clipes e anúncios, a empresa vai oferecer vídeos de sua fili
Publicado 09/10/2007 22:22
Com isso, os sites poderão utilizar o sistema automático AdSense do Google, que oferece publicidade contextual (com relação às palavras encontradas em cada página), para receber também vídeos e quadros publicitários. É o que explica o Google em sua página oficial.
Os vídeos terão relação com o conteúdo do site e virão de provedores associados, continuou o Google, que compartilhará a renda publicitária com o provedor de conteúdo e com o site.
Segundo a imprensa especializada, o Google fechou acordos com cem provedores de vídeos — desde sites especializados até blogs —, como TV Guide Broadband, Expert Village, Mondo Media, lonelygirl15, Extreme Elements e Ford Models. Desde a aquisição do YouTube por US$ 1,65 bilhão no fim de 2006, o Google busca meios de faturar com seu formidável índice de audiência.
Nos três últimos meses, a empresa experimentou várias fórmulas para integrar vídeos publicitários aos anúncios, sem desanimar os usuários. Até agora, porém, não havia tentado a experiência em larga escala.
O YouTube é um dos sites mais populares do mundo, com mais de 60 milhões de visitantes por mês, segundo diversas empresas de medição de audiência. O portal atrai mais da metade dos internautas que vêem vídeos na rede.
O futuro também parece promissor para os anúncios vinculados aos vídeos on-line. Segundo a consultoria eMarketer, a renda com esse tipo de publicidade aumentará a US$ 775 milhões em 2007 e, depois, crescerá 40% ao ano até chegar a US$ 4,3 bilhões em 2011.