Sem categoria

Lula vai à África pela sétima vez em quatro anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta segunda-feira, 15, em Uagadugu, Burkina Faso, sua sétima viagem à África. Até o dia 19, ele visitará também o Congo, África do Sul e Angola. Estava prevista uma visita à República Democrática do Congo, m

A exemplo das viagens anteriores, Lula seguirá acompanhado por vários ministros e pelo menos 30 empresários, estimulados pelo próprio presidente a prospectarem negócios no continente.


 


De acordo com o Subsecretário-Geral de Política do Ministério de Exteriores, embaixador Roberto Jaguaribe, em Burkina Faso, Lula terá um encontro com o presidente Blaise Compaoré, participará de um seminário sobre Democracia e Desenvolvimento e se reunirá com empresários dos dois países.


 


No dia seguinte, já em Brazzaville, Lula vai tentar firmar acordos de cooperação com o governo do Congo, principalmente para o desenvolvimento de biocombustíveis.


 


Fórum de Diálogo


 


Na quarta-feira, em Pretória, na África do Sul, Lula cumprirá a agenda mais importante da viagem ao participar da 2º Cúpula do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul. (Ibas).


 


Na oportunidade, terá encontros com o presidente sul-africano, Thabo Mbeki, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. O embaixador Roberto Jaguaribe explicou que a agenda está aberta, mas que certamente os três líderes vão discutir a retomada das negociações de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).


 


Também em Pretória será realizada uma reunião paralela de empresários, mulheres e movimentos sociais dos três países.


 


Acordos


 


A viagem será concluída na quinta-feira em Luanda, Angola, onde Lula vai discutir temas de política energética e cooperação econômica e cultural com aquele país.


 


Nos quatro países, Lula deverá firmar acordos e memorandos nas áreas de energia, saúde e agricultura.


 


Desde o primeiro mandato em 2003, Lula terá visitado 19 países africanos. O continente é considerado estratégico do ponto de vista econômico, comercial e político pelo governo brasileiro.


 


Roberto Jaguaribe acentuou que desde 2003, o comércio do Brasil com a África foi multiplicado por três. Além disso, a presença da Petrobras e da Vale do Rio Doce na região foi fortalecida. As duas empresas atuam principalmente em Angola, Nigéria e Moçambique.


 


Fonte: http://www.inforel.org