Sem categoria

Morre o ator Paulo Autran, aos 85 anos

Morreu às 16h desta sexta (12), aos 85 anos, em São Paulo, o ator Paulo Autran. Ele estava internado desde a tarde desta quinta no Hospital Sírio Libanês. Paulo Autran sofria de câncer de pulmão e enfisema pulmonar há cerca de um ano, e já havia sido inte

Paulo Autran (1922 – 2007)


 


Paulo Autran nasceu no Rio de Janeiro em 1922, e mudou-se ainda jovem para São Paulo, onde formou-se em Direito na Faculdade do Largo São Francisco, em 1945. Nessa época, passou a participar de peças amadoras, dando início a uma das mais expressivas carreiras de artes cênicas do Brasil.


 


A estréia como ator ocorreu em 1949, no TBC (São Paulo), na peça Um Deus Dormiu Lá em Casa, em que contracenou com a atriz Tonia Carrero, uma de suas melhores amigas. Desde então, Paulo Autran participou de outras 89 peças, entre elas Otelo, Antígone, My Fair Lady e Visitando o Sr. Green, sendo a última delas O Avarento, texto de Molière escrito em 1668.


 


Além do teatro, a carreira de Paulo Autran também teve grandes momentos no cinema e na televisão. Entre eles, destaca-se sua interpretação do político Porfírio Diaz no filme Terra em Transe (1967), marco do cinema nacional do diretor Glauber Rocha, e a participação em Destino em Apuros (1953), primeiro filme colorido produzido no Brasil. Na televisão, Autran participou de novelas como Pai Herói (1979), Sassaricando (1987) e Guerra dos Sexos (1983), além de minisséries, como Hilda Furacão (2003).


 


Cuspidela


 


Em sabatina realizada pela Folha em novembro de 2005, Autran lembrou momentos insólitos de sua trajetória, como quando cuspiu em Paulo Francis (1930-1997), então crítico de teatro, em defesa da amiga Tônia Carrero.


 


“Juntei bastante cuspe e cuspi com prazer”, recorda ele. Em outra oportunidade, tentou dar um soco no crítico pelo mesmo motivo, mas não foi muito bem-sucedido. “Nunca havia dado um soco em ninguém. É difícil, sabe? O corpo se contrai, o braço fica sem força” revelou, bem-humorado.