PCdoB de Patos realiza maior conferência da sua história

Exemplo de disciplina e esforço pela unidade partidária, o Partido Comunista do Brasil na cidade de Patos realizou sua maior conferência desde a fundação do partido naquele município em 1982. Patos é uma cidade pólo do Sertão da Paraíba. Com 104 a

 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Durante o processo de conferência foram reunidas dezessete organizações de base, entre elas a do Assentamento Patativa do Assaré – do MST, dos servidores públicos municipais, dos Sem Teto e a base dos operários em construção civil. Em todas as reuniões foi exibido o vídeo PCdoB 85 anos — que conta a trajetória de lutas do partido mais antigo do país — e em seguida aprofundado o debate político acerca das questões locais, nacionais e internacionais.


 


 


De acordo com as atas e listas de presença, a conferência de Patos contou com a participação de 317 dos 879 filiados.  Comemorando o bom desempenho do partido na região, José Gonçalves, presidente municipal informa que no processo de Conferência mais de 100 novas lideranças sindicais, comunitárias, estudantis e camponesas, a exemplo de vários trabalhadores de assentamentos filiaram-se ao PCdoB.


 


 


A mobilização culminou com uma grande plenária no último dia 21/10, realizada na Associação Comercial de Patos, que ficou completamente lotada. Além dos comunistas, estiveram no ato político o prefeito Nabor Wanderley, o vereador Bonifácio Rocha (PSB), o Presidente do PT, Dr. Vital Henrique, o presidente do PSB, Dr. Aluízio, o Presidente do PHS, Taunay Dantas e os secretários municipais, Zeca ( Saúde), Alexandre (Juventude), Corsino (Trânsito), Edileudo  (Meio Ambiente) e Rildian Pires (Infra-estrutura).


 


 


Após as discussões sobre a conjuntura nacional e internacional, a plenária  fez uma avaliação positiva da participação no Governo Municipal, frisando aspectos que servirão para fortalecer a contribuição do partido com a administração municipal.


 


 


No tocante as eleições para 2008, o PCdoB defende a manutenção da aliança com o PMDB, PT, PSB, PHS e demais partidos da base aliada do Prefeito Nabor Wanderley. '' Não devemos vacilar, dividindo o nosso campo, pois essa posição favorece diretamente  a oposição representada pelo que existe de mais atrasado na política local e nacional, a exemplo do DEM e PSDB'', enfatizou o sindicalista José Gonçalves, presidente do PCdoB em Patos.



 


 


Defendendo chapa própria na disputa pelo legislativo, o partido lançará dez candidatos a vereadores, destes, duas são mulheres. A Conferência que foi dedicada aos militantes que faleceram este ano: Eriberto da UJS, Fatinha Lima, Seu Rildo, Francisco Gonçalves e Gilberto Santos da Silva, referendou a nova direção municipal, que conta agora com 22 membros; e escolheu os 63 delegados e delegadas que participarão da Conferência Estadual que acontece dias  9, 10 e 11 de novembro em João Pessoa. 


 


Com informes do Comitê Municipal de Patos


Ana Cristina Santos