Deputada quer retratação de cientista do IPCC

As declarações do cientista alemão Michael Dutschke a favor da internacionalização da Amazônia e da perda da soberania brasileira sobre a região foi rechaçada nesta quarta (14) na Câmara dos Deputados. Um d

Por meio de requerimento de indicação ao Ministério das Relações Exteriores, a presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB) solicitou que o governo brasileiro “provoque o cientista a se retratar”. Também cobrou uma posição oficial do Itamaraty contra as declarações do alemão.


 


“Em uma época que vários países vêem sua soberania ferida por outros países que, se considerando xerifes do mundo invadem territórios sem o menor critério e passando por cima de deliberações da Organização das Nações Unidas, declarações dessa natureza são extremamente ofensivas, e que acabam por iniciar um processo de desgaste contra o direito inalienável de preservação dos territórios de todas as nações no planeta”, justificou a deputada.


 


Na entrevista, Dutschke diz que os problemas da Amazônia são internacionais, globais. Por isso, ele defendeu uma cooperação na área de pesquisa e o fortalecimento da institucionalidade que não atingiria a governança brasileira. “O maior problema da Amazônia é o desmatamento ilegal. Vejo aí a questão da institucionalidade e da eficiência das instituições, além da aplicação das leis. Não existe soberania interna na Amazônia ainda”, afirmou o cientista.


 


De Brasília,
Iram Alfaia