Candidatura de Edvaldo Nogueira em 2008 é objetivo central do PCdoB

15 de novembro, feriado de Proclamação da República Brasileira. Enquanto milhões de brasileiros comemoravam a derrubada da monarquia, mais de 1.500 pessoas participavam em Aracaju da XII Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O even

O encontro serviu para eleger o novo Comitê Municipal do partido para os próximos dois anos. E a Resolução Política da Conferência, aprovada por unanimidade pela militância, aprovou o nome do prefeito Edvaldo Nogueira para a pré-candidatura à reeleição ao cargo. ''Sinto muito orgulho de ser prefeito de Aracaju, mas só posso continuar esse trabalho com a ajuda de vocês. Esse é um momento ímpar de preparação e de reflexão sobre o futuro da cidade'', afirmou Edvaldo, ressaltando que ficou muito satisfeito com a decisão nacional do partido de ter como objetivo central sua candidatura em 2008.


 


Durante a abertura da Conferência, o governador Marcelo Déda reiterou seu apoio integral à candidatura do prefeito comunista e ressaltou a importância das alianças entre os partidos de esquerda. ''Precisamos manter a unidade. A pluralidade da mesa de abertura deste evento traduz a importância do PCdoB na conquista da democracia e da mudança no Estado de Sergipe. Edvaldo é o nome capaz de representar essa unidade; um companheiro fiel, íntegro, que já marcou a identidade de seu trabalho na administração municipal. Tenham certeza, meus amigos, se esta unidade for quebrada – com o retorno de outros grupos políticos à Prefeitura de Aracaju -, quem vai sofrer é o povo pobre de Aracaju. Temos que manter vivo o ideal do Socialismo em nosso Estado'', afirmou o governador.


 


O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, asseverou que vivemos um novo tempo desde a eleição do presidente Lula, em 2002, e afirmou que o Estado de Sergipe está em sintonia com essa nova fase, ratificando a necessidade de unidade entre as forças democráticas citada por Déda. Rabelo disse que a administração de Aracaju por Edvaldo Nogueira é emblemática, já que esta é a primeira capital de Estado dirigida por um membro do Partido Comunista do Brasil.


 


O deputado federal Jackson Barreto, presidente Estadual do PMDB, citou a Conferência como um momento histórico, que proporciona o reencontro das forças democráticas desde a última eleição. Ele ressaltou a importância das unidades das forças progressistas distantes das conservadoras.


 


Márcio Macedo, presidente Estadual do PT, também salientou o valor dessa unidade. ''Esse é um momento de ação dos partidos aliados. Precisamos de um bloco unido para manter nossa presença na Prefeitura de Aracaju e o PCdoB lidera o leque de partidos que dão sustentação ao projeto de mudança do Governo'', revelou.


 


Conferência


 


Com mais de 98% de aprovação, foi eleito o novo Comitê Municipal do PCdoB. Vinte e cinco nomes foram aprovados e ajudarão no fortalecimento do partido nos próximos dois anos. ''Essa nova direção está diante de um novo partido. Um partido de massa, grande, com novas concepções'', disse a presidente do Comitê Municipal, Tânia Soares. A deputada estadual lembrou ainda o aumento expressivo de filiações, devido ao trabalho desenvolvido de maneira competente pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Segundo Tânia, outra causa da expressiva participação da militância na Conferência foi o trabalho de base com reuniões em diversos locais com lideranças de bairro e do partido.


 


Adriana Oliveira, integrante do novo Comitê, se disse honrada por ser militante do partido. ''O PCdoB é um partido histórico, que luta pelas causas sociais. Vamos continuar buscando o crescimento e o fortalecimento do partido'', afirmou. Já a ex-vereadora Nilza ressaltou o reflexo da competência e do trabalho de transformação do prefeito Edvaldo Nogueira. ''O partido tem ajudado muito a cidade. Quem chega faz parte de uma soma para cada vez mais fortalecer o partido. E este ano vamos lutar por uma bancada de vereadores do PCdoB'', disse. Outro integrante da nova direção, Vovô Monteiro, classificou como ''o partido da igualdade''.


 


Para Hallison de Sousa, presidente estadual do PCdoB, a importância da Conferência destaca-se na reunião da militância de toda a cidade e na definição dos objetivos políticos do partido, principalmente com a apresentação do nome de Edvaldo Nogueira para disputar a reeleição ao cargo de prefeito de Aracaju. ''Edvaldo tem feito um governo amplo, democrático e eficiente junto aos setores mais necessitados. Isso contribui com a reafirmação do partido, com o alcance a diversos campos da cidade. Já possuímos 45 organismos de base, o que mostra a capilarização da nossa ação'', justificou.


 


Dentre as autoridades, também participaram do evento o governador do Estado, Marcelo Déda (PT); o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB); os presidentes do PCdoB Hallison Sousa (estadual) e a deputada estadual Tânia Soares (municipal); os deputados Federais Jackson Barreto (PMDB) e Valadares Filho (PSB); os vereadores de Aracaju Sérgio Góes (PT) – presidente da Câmara -, Emanoel Nascimento (PT) – líder do prefeito na Câmara -, Robson Viana (PSB), pastor Jony Marcos (PRB), Elber Batalha (PSB), Chico Buchinho (PT), Magal da Pastoral (PT); o presidente Estadual do PT, Márcio Macêdo; o vice-presidente do PCdoB Estadual, José Souza; secretário de Estado de Administração, Jorge Alberto (PMDB); a primeira-dama de Aracaju e presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral; diversos secretários da Prefeitura de Aracaju, além de 800 delegados e dezenas de conferencistas.


 



Novo Comitê Municipal do PCdoB


 


Adriana Oliveira


Ana Côrtes


Andrey Rosewelt


Bruno Dom Luciano


Bosco Rolemberg


Daisy Dias


Edvaldo Nogueira


Everton Castro


Anderson Clayton – Ganso


Márcio da Saúde


Nilza


Pureza Sobrinha


Ricardo Lopes


José Sousa


Tânia Soares


Vovô Monteiro


Hallison de Souza


Indira Amaral


Ivânia Pereira


Jeferson Passos


Júlio Alves Neto


Júnior Trindade


Karla Suely


Lindemberg Monteiro


Lula Bancário


Lucimara Passos