Seminário promovido pela UJS lota auditório em Campos
A União da Juventude Socialista (UJS) realizou, no dia 28 , o Seminário de Políticas Públicas de Juventude, com a participação de mais de 600 jovens que superlotaram o auditório do CEFET-Campos. Um dos destaques do evento foi o rapper e ator, André Ram
Publicado 30/11/2007 21:02 | Editado 04/03/2020 17:05
O seminário foi aberto às 8h, com a presença da diretora do Cefet Campos, Cibele Daher; o representante do MEC, Luiz Augusto Caldas Pereira; o vice-presidente da Câmara Municipal, Geraldo Venâncio; o secretário de Comunicação, Roberto Barbosa; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Luciana Portinho; a secretária de Educação, Elizabeth Landim; o diretor da UEE-RJ, Fellipe Redó; e o presidente da UJS, André Lacerda.
Pontos polêmicos como passe-livre, meia-entrada em eventos culturais, redução da maioridade penal, educação pública, primeiro emprego, entre outras dificuldades enfrentadas pelos jovens, foram discutidos pelos integrantes da mesa e trazidos à tona, também, pelo ator, em suas exposições.
De acordo com o presidente da UJS, André Lacerda, o objetivo principal foi elaborar ações que possam ser cobradas do poder público no futuro para uma melhor qualidade de vida para os jovens. “No ano de 2008, a nossa bandeira será a meia-entrada, que é uma lei que não está sendo cumprida. Também estamos preocupados com o aumento da violência e o desrespeito ao passe-livre”, afirmou.
André Ramiro
Um dos destaques do seminário foi o bate-papo com o ator André Ramiro. “Isso tudo é por causa de vocês, seus fanfarrões”, disse o ator iniciando sua palestra. Bem humorado, o ator fez brincadeiras com a platéia durante sua participação, fazendo diversas referências ao filme enquanto falava, como uma brincadeira que fez no momento em que pediu silêncio à platéia. Ramiro fingiu dar um tapa em um jovem que estava perto dele, dizendo que faria isso com quem fizesse barulho, puro jogo de cena, mas que parece ter dado resultado.
Brincadeiras à parte, André foi muito sério nos momentos em que tratou das questões relativas à juventude, que era a proposta do debate. “Favela não precisa de Caveirão, nem de Bope, precisa de educação, lazer, saúde, cultura e esporte”, disse Ramiro. André falou bastante sobre o filme e sobre sua produção. Não se esquivou de perguntas sobre o roubo de armas durante as filmagens de “Tropa”, ou do trabalho de produção realizado por José Padilha antes da realização do longa. Choveu perguntas após sua palestra, revelando que os jovens realmente estão preocupados com o crescimento da violência.
Ramiro lançará em fevereiro o CD “As Cólicas do Rato Careta”, onde pretende continuar sua carreira como rapper, mostrando aos jovens a realidade das comunidades da periferia do Rio de Janeiro.
Carta da Juventude
Como resultado dos debates do Seminário, da palestra de André Ramiro e das questões legais e projetos elencados pelos participantes da mesa e pelo público, a UJS elaborou a Carta da Juventude, que será entregue aos representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “Não vamos apenas entregar o documento e aguardar uma resposta”, avisa André Lacerda, presidente da entidade, acrescentando: “vamos cobrar soluções rápidas e eficazes, se preciso, assumindo as ruas”.
MV Bill
O rapper e escritor MV Bill que inicialmente participaria do Seminário, cancelou a sua participação no evento dias antes, após já ter 50% do cachê pago e depositado em sua conta corrente. O motivo foi a decisão de Bill de antecipar sua viagem para Nova Iorque onde pretende lançar seu livro em versão inglesa. “Lamentamos a atitude do rapper e seus agenciadores, que com isso demonstraram descaso com toda a juventude brasileira e com a cidade de Campos, trocando-nos por dólares estadunidenses originados da exploração da pobreza mundial e da carnificina promovida por aquele país”, diz a nota oficial divulgada pela UJS.
Vídeo
Durante o Seminário foi lançado o vídeo “UJS Campos – Uma história de lutas!” que trás um pouco das lutas realizadas pela UJS na cidade nos últimos anos. O vídeo pode ser assistido em http://www.youtube.com/watch?v=FPfXinCNO5k