Péricles de Souza é reeleito presidente estadual do PCdoB/BA
Aconteceu neste fim de semana (1/12), no Hotel da Bahia, a primeira reunião do Comitê Estadual do PCdoB na Bahia, eleito na Conferência Estadual, realizada no começo de novembro. O objetivo do encontro foi eleger o novo núcleo dirigente da legenda no esta
Publicado 05/12/2007 12:27 | Editado 04/03/2020 16:21
O Secretariado Executivo e a Comissão Política, órgão deliberativo que define as ações do partido, sofreram poucas alterações nas suas composições, demonstrando que a política adotada pelo PCdoB nos últimos dois anos tem grande aceitação dentro da legenda, que opta pela sua continuidade.
Comissão Política
Uma das principais decisões do encontro foi a necessidade do fortalecimento da Comissão Política, que passou de 30 para 31 integrantes. O aumento do número teve como objetivo a aproximação da cota mínima de 30% de mulheres na sua composição, mesmo essa cota sendo obrigatória apenas para o Comitê Estadual e não para a Comissão Política. “Uma das deliberações que a Conferência Estadual apontou foi o funcionamento limitado da Comissão Política, que se reuniu poucas vezes, tendo seu papel exercido pelo Secretariado Executivo, que deve ser um órgão executor das políticas traçadas pela Comissão Política”, ressalta Péricles de Souza. Por esse motivo, ainda segundo Souza, ficou decidido que a Comissão cumprirá rigorosamente o estatuto do partido e fará reuniões mensais, sendo a principal instância, depois do Comitê Estadual, decisão da política do partido no estado.
A composição do secretariado foi modificada, para que ele tenha um perfil mais executivo.Dessa forma, foram incorporados os metalúrgicos Hélio Soares e Aurino Nascimento, que assumiram, respectivamente, as secretarias de Finanças e Sindical. Outra modificação foi a entrada de Daniele Costa, que assumiu a Secretaria de Juventude, e a transferência de Jurandir Silva para a secretaria de Movimentos Sociais.Além disso, foi criada a Secretaria das Mulheres, que passa a compor o Secretariado Executivo. À frente da pasta está Julieta Palmeira, que acumula ainda a função de secretária de Comunicação. A medida é uma das primeiras desse tipo no partido no Brasil e tem concordância com a posição do PCdoB de elevar a compreensão sobre a condição feminina e a ação comunista nessa frente.
Êxitos
Para o presidente reeleito, a opção pela permanência de muitos comunistas nos cargos que já ocupavam é uma conseqüência das várias conquistas obtidos pelo PCdoB nos últimos dois anos. “Isso se dá, entre outras coisas, pelo bom desempenho das nossas bancadas parlamentares, pelo aumento da nossa participação nos movimentos sociais, nos movimentos sindicais, e pelo nosso crescimento”, destaca. Souza também reitera o papel da nova direção nas eleições que se aproximam. “A grande tarefa dessa direção é levar o partido a êxitos na próxima disputa eleitoral, criando uma base sólida para as eleições de 2010”, afirma Souza.
Consolidação do crescimento
Outro desafio da nova gestão é lidar com o crescimento recente do partido. Nos últimos meses, o PCdoB passou a estar presente em mais de 80% das cidades baianas, tendo Comitês em 364 dos 417 municípios do estado. “Agora nós trabalharemos para a consolidação desse crescimento”, ressalta Souza. O presidente também destacou as medidas necessárias para essa consolidação. “Temos que pensar na incorporação dos novos filiados à estrutura partidária, a sua formação político-partidária e a adequação do trabalho de comunicação a um partido presente em número tão grande de municípios”.
Saída do governo João Henrique
Com a saída do PCdoB da base de apoio do prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), de uma forma que os comunistas consideraram desleal por parte do prefeito, o partido passou a rever o seu posicionamento dentro da administração. “Nós sempre tivemos muitas discordâncias em relação à administração, que eram manifestadas internamente, por fazermos parte da base aliada, com a nossa saída, nós, do PCdoB, nos sentimos mais à vontade para explicitar as nossas opiniões e lutar por elas”, destaca Souza. O dirigente cita como exemplo o posicionamento contrário do partido à atual proposta do Plano de Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), de autoria do executivo municipal, como uma das principais divergências entre os comunistas e a atual administração.
Conheça a lista completa do Secretariado Executivo e Comissão Política
Secretariado executivo – 11 integrantes
Péricles de Souza – presidente
Daniel Almeida – vice presidente
Davidson Magalhães – secretário de Organização
Julieta Palmeira – secretária de Comunicação e de Mulheres
Milton Barbosa – secretário de Formação e Propaganda
Hélio Soares – secretário de Finanças
Aurino Nascimento – secretário Sindical
Nilton Vasconcelos – secretário de Política Institucional
Jurandir Silva – secretário de Movimentos Sociais
Daniele Costa – secretária de Juventude
Geraldo Galindo – presidente de Salvador
Comissão Política – 31 integrantes
Adélia Andrade
Agnaldo Meira
Aladilce Souza
Alice Portugal
Álvaro Gomes
Ana Maria Guedes
Aurino Nascimento
Daniel Almeida
Daniele Costa
Davidson Magalhães
Edson Pimenta
Everaldo Augusto
Egberto Magno
Geraldo Galindo
Gisélia Santana
Hélio Soares
Javier Alfaya
Jean Fabrício
Jorge Wilton
Julieta Palmeira
Jurandir Santana
Kelly Magalhães
Luiz Gavazza
Milton Barbosa
Nilton Vasconcelos
Olívia Santana
Péricles de Souza
Renildo Souza
Vandilson Costa
Vicente Neto
Wenceslau Junior
De Salvador
Rodrigo Rangel