Cebrapaz comemora três anos de lutas em São Paulo
Nesta segunda-feira (10), o núcleo paulista do Centro Brasileiro Brasileiro de Solidariedade ao Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) realizou a comemoração dos três anos de vida da entidade. Na oportunidade também foi lançado o novo site do Cebrapaz:
Publicado 13/12/2007 18:13
“É uma honra muito grande ser recebido neste Centro Cultural Árabe-Sírio para comemorar o aniversário do Cebrapaz, na casa de um país que defende a paz e a soberania dos povos, ou seja, um país do eixo do bem e não do eixo do mal, como os imperialistas insistem em dizer”, afirmou o diretor de comunicações do Cebrapaz, José Reinaldo Carvalho.
Em sua explanação, José Reinaldo falou sobre a necessidade da luta antiimperialista.
“A situação do cenário atual é de gravíssima ameaça à soberania dos povos. O povo libanês quer a estabilidade no Líbano, mas ela não ocorre porque existem forças que atuam dentro do país e que não querem a paz. O mesmo acontece na Palestina”, afirma.
O coordenador do Núcleo São Paulo, Joel Batista, destacou a necessidade de atrair movimentos sociais para a causa do Cebrapaz.
“Além do conteúdo fundamental da causa do Cebrapaz, temos que nos esforçar para atrair todos aqueles que estejam em sintonia com o nosso projeto, pois nosso trabalho depende da união de várias pessoas para que possamos potencializar as bandeiras regionais”, disse o coordenador.
Paz, mais do que uma manchete
O diretor do Centro Cultural Árabe-Sírio, Mohamad Al Kaddah, participou da mesa de debates. Ele defendeu que “a idéia da paz não pode ser apenas tema das manchetes nos jornais”.
“A luta pela paz deve estar presente nas atitudes e ações feitas para melhorar a convivência entre os povos diferentes, ajudando-os a manter a tranqüilidade, o equilíbrio e a investirem em uma vida melhor. Jamais poderemos alcançar a paz sem justiça e sem divulgar as culturas pacíficas, baseadas no diálogo e nas conversações entre todos os povos”, declara.
Para Al Kaddah, a distinção entre “terrorismo” e “resistência” é essencial para solucionar a guerra no Oriente Médio.
“Devemos fazer a distinção entre resistência e terrorismo, entre defesa e invasão, entre amor e ódio, abraçando a somente a resistência, a defesa e o amor, que poderão servir como meios eficazes para acabarmos com todas as guerras e com todas as invasões”, afirma.
Congresso Mundial pela Paz
Ao final de sua apresentação, Jose Reinaldo Carvalho convocou todos os presentes a integrarem a delegação brasileira no Congresso Mundial pela Paz, que será realizado em Caracas, na Venezuela, entre os dias 08 e 13 de abril de 2008.
“O Cebrapaz está organizando a delegação que representará o Brasil na próxima Assembléia do Conselho Mundial da Paz. Convidamos todos aqui presentes a integrarem essa caravana”, disse Carvalho.
No encerramento, foi lembrado mais uma vez a importância do núcleo estadual de São Paulo e da responsabilidade de sua nova coordenação, que estabelecerá um calendário de atividades para o próximo ano.
Fotos: Gisella Gutarra Sedano.
Fonte: http://www.cebrapaz.org.br